O artista angolano Kiluanji Kia Henda foi o vencedor do primeiro prémio Criatividade para a Mudança Social promovido pela Democracy & Culture Foundation e a Moleskine Foundation, anunciou a organização.
O prémio foi criado este ano e visa reconhecer pessoas ou organizações que utilizam as artes e a cultura como ferramentas para enfrentar questões sociais críticas e inspirar mudanças positivas.

Em reação, na rede social, o artista não conteve a satisfação de ter ganho um prémio justamente no ano em que comemora 20 anos de carreira.
“O que mais me emociona neste reconhecimento é o facto de ele também valorizar os projectos colectivos dos quais tenho feito parte ao longo da última década, como o Fuckin’ Globo e a KinoYetu. Esta conquista é, portanto, extensiva a todos os artistas com quem tive o privilégio de colaborar, e à comunidade criativa kaluanda, que sempre me acolheu de coração e braços abertos”.
Segundo a Lusa, Kia Henda foi escolhido por unanimidade entre 160 nomeados de todo o mundo por um júri composto por artistas, historiadores, curadores e colecionadores de arte como Heba Y. Amin, Dimitris Daskalopoulos, Sandra Jackson-Dumont, Jeff Koons, Sebabatso Manoeli e Simon Njami, Adama Sanneh e Kim Conniff Taber

O artista multimédia nascido em Luanda, tem um trabalho marcado pela história, política e a guerra, bem como o impacto do colonialismo na história de Angola, abordando temas de marginalização, estabelecendo ligações com as lutas dos migrantes e refugiados e dos africanos na diáspora “que lutam contra a fragmentação cultural, o racismo sistémico e os legados duradouros do colonialismo”.
Kia Henda é cofundador da “Fuckin`Globo”, uma plataforma que juntou artistas emergentes e estabelecidos ocupando quartos do antigo Hotel Globo na baixa de Luanda, e cofundou a KinoYetu, uma associação que promove a aprendizagem prática de cinema e artes visuais em Angola.
criatividade como ferramenta de transformação social
A cerimónia de entrega do prémio decorreu na terça-feira no Palazzo Reale de Milão como parte da conferência Art for Tomorrow
A Democracy and Culture Foundation (DCF) é uma organização dedicada a fortalecer a democracia por meio do envolvimento cívico e da promoção da cultura como expressão de liberdade.
Os seus dois principais eventos, o Fórum da Democracia de Atenas, em associação com o The New York Times, e o Art for Tomorrow, realizam-se anualmente e destinam-se a promover a colaboração entre vozes proeminentes e emergentes da democracia e da cultura.
A Moleskine Foundation é uma organização sedeada em Milão, que procura promover a criatividade como ferramenta de transformação social. Em 2021, lançou o Creativity Pioneers Fund, um fundo filantrópico para apoiar organizações culturais e criativas negligenciadas pelos apoios tradicionais que já premiou 150 organizações em 40 países.
O prémio monetário é de 10 000 euros e a possibilidade de co-curar um painel na conferência Art for Tomorrow, organizada anualmente pela Democracy & Culture Foundation, juntando-se também à comunidade dos Creativity Pioneers.
Texto: Redacção