O talento brasileiro voltou a ser reconhecido internacionalmente: Wagner Moura foi distinguido no último sábado com o prémio de Melhor Actor no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Cannes, pelo desempenho arrebatador no filme “O Agente Secreto”, realizado por Kleber Mendonça Filho.

De acordo com o Jornal de Angola, o actor, de 48 anos, reafirma-se como uma das figuras mais marcantes do cinema brasileiro, com uma carreira consolidada tanto no Brasil como fora de portas. Ficou mundialmente conhecido pela sua interpretação de Pablo Escobar na série Narcos, da Netflix, mas é com este novo papel — de um homem em fuga — que reforça a sua versatilidade e presença dramática.
A longa-metragem “O Agente Secreto” também foi celebrada com o prémio da crítica da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), sendo considerada a melhor produção fora da competição oficial. Segundo a justificação do júri, a obra é “generosa, épica e profundamente evocativa”, oferecendo momentos de introspeção, humor e uma poderosa recriação histórica.
Este reconhecimento reforça não apenas o prestígio de Wagner Moura, mas também a força crescente do cinema lusófono nos grandes palcos mundiais.
Texto: Gracieth Issenguele