O consagrado escritor angolano Pepetela vai, finalmente, lançar o seu mais recente romance intitulado “Tudo-Está-Ligado”. Chancelada pela editora Kacimbo, a obra será apresentada no Instituto Guimarães Rosa, nos Coqueiros, esta quarta-feira, 25, às 17 horas.

Após o sucesso internacional com edições no Brasil pela Editora Kapulana e em Portugal pela Dom Quixote, o romance chega agora ao público angolano pela mão da Kacimbo, fundada em 2020 que se dedica à divulgação de autores africanos e das “geografias da língua portuguesa”, refere a editora.
“Tudo-Está-Ligado” narra a história do major Santiago que, após um acidente traumático que o obriga a reformar-se antes do tempo, regressa à casa da sua infância em Benguela. Ali, os seus dias são povoados por memórias e reflexões sobre a história da família – que remonta ao início do reino Tchiyaka –, o passado colonial de Angola e as profundas mudanças sociais que ocorreram no país. O romance explora ainda a interligação entre várias personagens, incluindo Ofeka e o espírito Olegário que a acompanha, numa narrativa que entrelaça o passado e o presente, o real e o místico.
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos “Pepetela”, vencedor do Prémio Camões em 1997, é um dos mais importantes escritores de língua portuguesa da actualidade. Nascido em Benguela em 1941, foi guerrilheiro do MPLA, político e professor universitário, tendo publicado obras emblemáticas como “Mayombe”, “A Geração da Utopia” e “Predadores”.
A obra, segundo a editora, já está em pré-venda exclusiva na Livraria Kiela desde esta segunda-feira.
Texto: Redacção