Depois de uma carreira dedicada ao alto rendimento, Jorge Araújo — ex-atleta profissional e hoje proprietário da marca de equipamentos desportivos FAST— está a escrever um novo capítulo no desporto angolano. Em entrevista exclusiva à Revista Chocolate, fala sobre o desafio de criar, em Angola, um projecto que une moda, identidade e orgulho nacional.

Com a mesma disciplina que o destacou como atleta, Jorge decidiu aplicar a mentalidade de alta performance num novo campo: o da produção têxtil desportiva. O que começou como uma tentativa de prestar serviços a marcas internacionais, evoluiu para um projecto 100% nacional, com ambição global.
“Percebi que o verdadeiro desafio era criar algo nosso, feito em Angola, e com qualidade para competir com qualquer marca mundial. Começámos sem apoios, só com trabalho árduo e paixão”, conta.
Um dos marcos do projecto foi vestir a selecção nacional de basquetebol e a sua comitiva para o Afrobasket, em apenas três semanas — um feito inédito no país, e que marcou o posicionamento da marca como referência nacional.

A sua liderança, segundo afirma, é movida pelos mesmos princípios do desporto: foco, resiliência e espírito de equipa.
“Liderar é inspirar. Trago esse espírito competitivo para cada detalhe, e vivo o processo com a equipa. Cada peça que produzimos carrega a nossa visão de excelência e orgulho angolano.”
Com planos de expansão para outros mercados africanos e internacionais, Jorge Araújo sonha alto — mas com os pés bem assentes no chão.
“O meu maior sonho é ver uma marca angolana lado a lado com gigantes como a Nike ou Adidas. Isso seria uma vitória para mim, para a equipa e, acima de tudo, para Angola.”



