O jovem artista plástico angolano Armando Scoott, de 33 anos, foi distinguido esta terça-feira, 9 de abril, com um prémio internacional atribuído pela World of Grete, no Consulado de Humanidades e Cultura na cidade de Chania, Grécia. O reconhecimento destaca a excelência técnica e artística das suas obras, reforçando o estatuto de Scoott como uma das figuras mais influentes das artes plásticas contemporâneas de Angola e do continente africano.

Com esta nova distinção, Scoott alcança a impressionante marca de 24 prémios conquistados ao longo da sua carreira, consolidando-se como o artista plástico angolano mais premiado de sempre, segundo dados da UNAP – União Nacional dos Artistas Plásticos Angolanos.
Além da recente homenagem na Grécia, o artista foi reconhecido em janeiro deste ano pelo Governo da Província de Luanda, pelo seu “contributo na valorização, preservação e promoção da cultura nacional”. Em fevereiro, recebeu uma Menção Honrosa da Embaixada de Espanha em Angola, reforçando o seu prestígio além-fronteiras.
Entre os seus mais notáveis galardões estão o Prémio Pincel de Ouro (Portugal), Angola 35 Graus, ENSA Arte, bem como distinções internacionais como o Diploma de Prata e a Medalha de Bronze no Museu do Louvre (França), o título Best of SALON em Málaga (Espanha), e outros reconhecimentos recebidos no Reino Unido, Japão, Luxemburgo e Emirados Árabes Unidos.
Armando Scoott continua a elevar o nome de Angola no cenário artístico global, com um trabalho que mistura identidade cultural, inovação e técnica apurada, elementos que fazem das suas obras peças admiradas e colecionadas ao redor do mundo.
Texto: Michela Silva