A vida de José Adelino Barceló de Carvalho, o inconfundível Bonga, ganhou nova luz com a estreia do documentário “Bonga – Falar de Assim”, realizado pelo cineasta Edilson Ngunza e exibido na 4.ª edição do DOC LUANDA. Mais do que um filme, é um mergulho visceral na alma de um artista que carrega Angola no peito e na voz, mesmo depois de 19 anos afastado da família.

Rodado entre Lisboa e os bastidores do espetáculo “Bonga 80+1”, o documentário revela episódios pouco conhecidos da sua trajetória, com testemunhos emotivos de familiares, como os irmãos Carlos e Rosa de Carvalho, que relembram momentos marcantes da vida do cantor. A produção levou dois anos a ser concluída, vencendo obstáculos e abraçando a grandeza de uma figura que representa a resistência, a cultura e o orgulho angolano.
Aclamado por artistas como Betinho Feijó e figuras como Victor Hugo Mendes, Bonga é retratado como mais do que músico – é símbolo nacional. O documentário estreia oficialmente nas salas de cinema em maio, de 22 a 25, com sessões no Centro Camões, em Luanda, e no Shopping Millennium, no Lubango. Imperdível para quem quer ver, sentir e entender o Kota Bonga como nunca.

Texto: Gracieth Issenguele