O Arquivo Nacional de Angola (ANA) recebeu, na quinta-feira, a doação de uma colecção de material diverso entregue pelo escritor, investigador e diplomata Fragata de Morais. O material doado ao Arquivo Nacional compreende selos, livros e documentos raros.
A cerimónia oficial de entrega decorreu nas instalações do Arquivo Nacional, na presença de distintas personalidades do mosaico académico, cultural e governamental, bem como da direcção da instituição liderada por Justino da Glória Ramos, o director geral do ANA.

Segundo uma nota do Ministério da Cultura, Fragata de Morais considera que a doação representa um gesto de grande generosidade e compromisso com a preservação da memória histórica e cultural do país. “A colecção incluiu também exemplares únicos e de elevado valor histórico, que irão enriquecer significativamente o acervo do Arquivo Nacional, contribuindo para o acesso à informação, à investigação científica e a valorização do património documental angolano”.
Foram entregues, neste primeiro momento, 10% do material, sendo os restantes 90% entregues em data a anunciar, após serem inventariados e catalogados pelos técnicos do ANA.
Heliodoro Abambres, em jeito de agradecimento, mostrou-se satisfeito e fez uma resenha da grandeza do nacionalista Fragata de Morais, bem como do seu empenho e dedicação na preservação da identidade cultural nacional. Convida também os outros colecionadores a seguirem o mesmo exemplo, sendo o ANA o adequado e fiel depositário do espólio da cultura nacional, o seu guardião.



Texto: Redacção