A artista visual Iris Buchholz Chocolate vai fazer uma visita guiada, este sábado, em torno da exposição “Midnight’s Children”, uma mostra que comemora os 50 anos de independência de Angola e reúne numa instalação poética as datas de independência de todos os países africanos.
A exposição, que está patente na galeria Jahmek Contemporary Art, no Hotel Globo, Mutamba, foi inspirada no romance do escritor indiano-britânico Salman Rushdie, no qual as crianças nascidas à meia-noite da data da independência da Índia estão imbuídas de poderes mágicos, explica uma nota a que a revista Chocolate teve acesso. Surge um lugar de reflexão sobre um passado violento, ao mesmo tempo que nos transporta para o presente, explorando de uma forma lúdica o quanto África contribuiu não só para a economia mundial, mas também para a cultura mundial.

Segundo o crítico de arte Adriano Mixinge, ao reinterpretar o Dikenga Dia Kongo (Cosmograma Kongo), que “expressa a origem e o destino da humanidade”, Iris Buchholz Chocolate ousa propor a criação de uma nova constelação chamada Independência. “Com este ato lindo e fundamental, ela abre o caminho para entendimentos e práticas que expressam os elementos essenciais da “Civilização da Universal”, como previsto por Léopold Sédar Senghor – uma recriação singular de um legado que pertence a toda a humanidade.
A mostra, inaugurada em finais de Setembro, vai estar patente até Dezembro, de terça à sexta-feira das 12h00 às 19h00, aos sábados é das 11h00 às 19h00, com entrada gratuita.

Iris Buchholz Chocolate é uma artista visual alemã, que reside em Luanda. É conhecida por suas obras que exploram a memória, a percepção e apropriação cultural, utilizando diferentes mídias e a colaboração com artesãos locais. Sua obra disseca e questiona noções de percepção e memória, em algum lugar entre o cânone da história – com suas narrativas lineares – e o arquivo da memória coletiva. Utilizando diferentes meios e trabalhando em estreita colaboração com artesãos locais, ela desenvolve uma narrativa poética que abrange diferentes tempos e questões suas consequências na memória.
