No âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, o Memorial Dr. António Agostinho Neto promove um ciclo de conferências conduzido pelo historiador Alberto Oliveira Pinto, uma das vozes mais reconhecidas na investigação da história angolana. As sessões decorrem nas cidades de Luanda e Huambo e têm como objectivo reflectir sobre a memória histórica, literária e política do país.

A primeira conferência é hoje, às 16h00, na União dos Escritores Angolanos, com o tema “Construções Coloniais de Angola na Literatura e Historiografia”. Na quinta-feira, o autor da obra “História de Angola – da Pré-História ao Início do Século XX” será orador no Memorial Dr. António Agostinho Neto, às 9h00, com uma reflexão sobre “Agostinho Neto – percursos e representações antes e depois da Independência”. Às 14h00, a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto acolhe o debate “Lugares de Memória de Angola antes e depois da Independência”.
O ciclo encerra no dia 4 de Junho, no Huambo, às 9h00, no Centro Cultural Manuel Rui. Neste encontro, Alberto Oliveira Pinto abordará a figura de Norton de Matos, a fundação da cidade do Huambo e as raízes do nacionalismo angolano. A iniciativa promete ser um espaço de diálogo crítico sobre a construção da identidade e memória histórica de Angola.
Texto: Gracieth Issenguele