Holanda é um dos países Europeus que encontra-se numa “crise religiosa” com média de uma igreja fechada por semana. Para aproveitar os espaços, cidades holandesas têm reconfigurado dando novos usos aos antigos espaços espirituais.
Cada vez mais espaços antiquados ganham novos usos e aos poucos reconfiguram cidades inteiras. Mansões que viram restaurantes, fábricas que se transformam em espaços de eventos e igrejas que agora são bares.
De acordo com a BBC, apão, Grã-Bretanha, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, República Tcheca, Estônia, Alemanhã, França e Uruguai (onde a maioria dos cidadãos tem raízes europeias) são países onde a religião era importante há apenas um século, mas que agora mostram os menores índices de crença religiosa no mundo.
Com a queda do número de pessoas religiosas no país, igrejas católicas e protestantes têm se remodelado em novos estabelecimentos.
Livraria Selexyz Dominicanen – Holanda
O projeto realizado pelo escritório Merkx+Girod, manteve a arquitetura gótica mas ao mesmo tempo trouxe elementos contemporâneos para compor a livraria. O espaço também tem um café com uma mesa em formato de cruz, para enquadrar os dois tipos de arquitetura.
Discoteca Paraíso – Amsterdão
A igreja do século 19 transformou-se em um espaço cultural e de lazer de grupos hippies nos anos 1960. Em 1968, foi oficialmente inaugurado com o nome “Cosmic Relaxation Center Paradiso”. Ao longo do tempo, a discoteca – que hoje tem o nome de “Paraíso” – acolheu festivais e shows dos mais variados estilos, como rock, pop e eletrônico.
Livraria Waanders in de Broeren – Holanda
A livraria funciona em uma enorme igreja gótica dominicana do século 15 na cidade de Zwolle. Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram orientados a manter intacta toda a estrutura do edifício, com um bonito órgão, vitrais nas janelas e pinturas no teto. Todos os móveis criados por eles são removíveis e podem ser retirados caso o edifício volte ao propósito original.
A livraria também tem no local um restaurante, palco de eventos e loja.
Belgian Beer Café Olivier – Holanda
Igreja gótica foi transformada numa cervejaria Belga.
O estilo arquitetônico gótico prevaleceu na Europa Medieval entre os séculos XIII e XV. Este estilo foi usado, principalmente, na construção das grandes catedrais católicas do período.