A cidade do Huambo prepara-se para receber, pela primeira vez, um dos maiores eventos culturais do país — o emblemático Show do Mês. A iniciativa, promovida pela produtora Nova Energia desde 2014, acontece nos dias 8 e 9 de agosto, marcando a sua estreia fora da capital, Luanda.

O anúncio foi feito por Yuri Simão, responsável da Nova Energia, em entrevista ao Jornal de Angola. “Estamos satisfeitos em comunicar que, pela primeira vez ao longo dos doze anos de existência, realizaremos o Show do Mês fora de Luanda, com duas datas”, afirmou o promotor, reforçando o compromisso da produtora em descentralizar a oferta cultural e valorizar outras províncias do país.
Sob o lema “Huambo é a Banda”, a escolha da cidade deve-se ao impacto positivo da última passagem da produtora pela região, durante o concerto de Tango, em junho, no Centro Cultural Manuel Rui. “Encontramos uma das melhores salas para espetáculos do país, com uma acústica de alto nível”, elogiou Yuri Simão.
Mais do que a qualidade técnica, a escolha deve-se também ao público local. “Encontrámos uma cidade ávida de cultura e com um público muito bem identificado com produtos de qualidade”, referiu o responsável, explicando que esta relação simbiótica já era adiada há demasiado tempo.
A Nova Energia já levou o espírito do Show do Mês além-fronteiras, nomeadamente a Lisboa, com o espetáculo gastronómico e musical Funge do Show do Mês. No entanto, a edição de agosto no Huambo carrega um simbolismo especial. “Desta vez, responde ao nosso tema principal, que é: de angolanos para angolanos”, sublinhou o promotor cultural.
Apesar de o cartaz completo ainda não ter sido revelado, a presença da cantora Edna Mateia é uma das mais aguardadas. Natural do Huambo, Edna tem-se destacado em espetáculos da produtora, nomeadamente no temático Vozes de março, dedicado a vozes femininas.
A edição mais recente do Show do Mês decorreu a 4 de julho, com Ângelo Boss, artista cujo álbum presta homenagem ao Huambo. A província é berço de nomes lendários da música nacional como Jacinto Tchipa, Viñi Viñi, Justino Handanga, Tchissica Artz e Nelson Pâncio, todos já falecidos, mas eternizados na memória coletiva.
Atualmente, o Huambo continua a mostrar vigor artístico com talentos como Bessa Teixeira, Edna Mateia, Hander Dube, Banda Geração Nova e o Grupo Katyavala, nomes que mantêm viva a identidade musical da região.
Desde a sua estreia em Janeiro de 2014, o Show do Mês tem proporcionado espectáculos memoráveis com os maiores artistas nacionais e projectos temáticos que já se tornaram icónicos, como Vozes de Março, O Bar, Show Piô, As Antilhas, Kufikissa e Mamã África.
Com o Huambo agora no roteiro do espectáculo, a Nova Energia reforça a sua missão de levar cultura de excelência a todos os cantos de Angola.
Texto: Gracieth Issenguele