Publicidade

5 combinações de alimentos que deve evitar

Há uma disputa relacionada á biodisponibilidade

Nem sempre “a união faz a força”, principalmente em questões alimentares. Durante o processo de digestão, alguns nutrientes competem entre si e pela mesma porta de entrada para o organismo. 

5 combinações de alimentos que deve evitar

A referida disputa está relacionada á biodisponibilidade, isto é, a capacidade da substância ser absorvida pela célula e exercer sua função. Esta é uma das razões pelas quais pensar sobre as combinações dos alimentos que se coloca no prato é tão importante quando escolher cada componente. 

Publicidade

Estas são algumas das combinações que deve evitar:

Fruta à refeição:

A fruta passa rapidamente pelo estômago e segue para o intestino. Quando se combina frutas com alimentos que levam mais tempo para digerir, como a carne e os grãos, estes acabam por sofrer uma fermentação, graças ao efeito do açúcar.

Proteína animal e alimentos ricos em amido:

Se uma proteína animal é consumida junto com alimentos ricos em amido, os diferentes sucos gástricos anulam a eficácia uns dos outros. A proteína vai apodrecer e o carboidrato vai fermentar. As enzimas desses diferentes alimentos, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, resultam em gás e flatulência no sistema. 

Gordura e outros alimentos:

Azeitonas com pão, atum com maionese, bife de carne frito em óleo vegetal. Grandes quantidades de gordura associadas à proteína retardam a digestão. 

Líquidos durante as refeições:

A água passa pelo estômago em cerca de 10 minutos. O sumo leva de 15 a 30 minutos. Já os refrigerantes, de forma geral, são ricos em fósforo e quando consumidos junto a alimentos ricos em magnésio, como espinafre, aveia, beterraba e nozes, reduzem a absorção deste nutriente.

Qualquer líquido no estômago dilui as enzimas que o corpo precisa para digerir proteínas, carboidratos e gorduras. 

5 combinações de alimentos que deve evitar
Publicidade
Publicidade
Publicidade