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5 benefícios do café que não imagina

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água, devido ao seu aroma e sabor característicos e, é considerado um alimento nutracêutico.

Alimentos nutracêuticos são aqueles que possuem nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e antioxidantes,  conseguindo potenciar a alimentação de uma maneira equilibrada e correta, fortalecer o sistema imunitário e, como tal, proporcionar inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar.

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5 benefícios do café que não imagina

O grão de café é composto por minerais como cálcio, potássio, zinco, ferro, magnésio e, compostos fenólicos não flavonóides que são antioxidantes com poder comparável às vitaminas E, C e ao betacaroteno. Por isso mesmo, apresenta inúmeros benefícios como os que  apresentamos em seguida e que provavelmente não conhecia:

 1- Aumenta a expectativa de vida: Isto porque o café é uma das maiores fontes de antioxidantes naturais, inibindo inflamações e reduzindo o risco de doenças.

2- Combate a depressão: há diversos estudos que relacionam o consumo do café com a diminuição dos sintomas da depressão. Já foi comprovado que doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam a disposição devido a seu efeito estimulante.

3- Ajuda no emagrecimento: o café acelera o metabolismo e a queima de gordura. Segundo um estudo publicado no International  Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian  Journal of Medicine  and  Science in Sports, a queima de gordura ocorre devido ao aumento da temperatura corporal ou termogênise e consequentemente diminuição de peso corpóreo.

4- Dá energia: o café é considerado um estimulante energético. A bebida realmente deixa o organismo mais ativo. As substâncias presentes no poderoso grão fazem com que o rendimento do corpo aumente e combatam o sono e o cansaço.

5- Aumenta a memória: a cafeína fortalece alguns tipos de memória por um período de até 24 horas após o seu consumo, como mostrou um estudo publicado no periódico Nature Neuroscience. Foi comprovada maior retenção de memória em pessoas que consumiram mais cafeína.

Os horários mais recomendados para se tomar café são no pequeno almoço, depois do almoço e à tarde. O consumo moderado está descrito com a ingestão de 3 a 5 doses diárias de café (aproximadamente 150-300 mg de cafeína/dia).

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