Publicidade

Há um chá super simples que ajuda a perder peso

O chá é a bebida mais consumida do mundo e há várias razões para isso. É reconfortante, aquece as mãos nos dias frios, pode ajudar a curar constipações e até a dormir melhor. Porém, há uma característica que o tem tornado ainda mais popular: a capacidade de nos fazer emagrecer. O chá de hortelã tem sido uma das versões mais utilizadas.

“Apresenta um valor calórico muito baixo e isso faz dele um bom aliado para quem quer perder peso. Já para não falar de que é uma bebida que pode ajudar na hidratação. E também pode servir de ingrediente para dar sabor a bolos ou panquecas”, revela a nutricionista Maria Gama.

Publicidade
Há um chá super simples que ajuda a perder peso

Esta planta possui cerca de 44 calorias por cada 100 gramas. Se pensar numa porção de 235 mililitros, preparados com apenas duas folhas frescas ou secas, estará a ingerir apenas duas calorias.

Mais: se substituir a chávena de café com açúcar, que contém cerca de 29 calorias, pelo chá de hortelã, consegue poupar até 27 calorias. Numa semana, isto dá um total de menos 189 calorias. Se pensarmos num mês com 31 dias, o valor passa para 837. O mesmo se aplica ao tão popular sumo de laranja que, em excesso, pode fazê-lo ingerir quantidades de açúcar excessivas e estragar a dieta. É importante variar e escolher opções que ajudem mais no objetivo final.

O facto deste chá conter fibras é outra das suas vantagens. Assim, pode ajudar a manter a sensação de saciedade, quando é conjugado com outros alimentos saudáveis.

Os benefícios não ficam por aqui

No entanto, a verdade é que este chá é um ótimo aliado na saúde em geral. Por exemplo, sabia que esta versão não só é um bom digestivo, como ajuda a eliminar toxinas?

“A hortelã é também utilizada muitas vezes para combater o desconforto gastrointestinal, problemas de estômago, tosse e náuseas, por exemplo”, diz a também autora do blogue “Põe-te na Linha“.

A especialista revela, ainda, que o óleo presente nesta planta tem uma atividade anti-microbiana, o que quer dizer que pode ajudar no tratamento de dores de garganta. Além disso, tem propriedades calmantes, ajudando a aliviar o stress e a dormir melhor.

“As folhas de hortelã podem ser utilizadas de variadas formas, desde inteiras, partidas, secas, moídas ou congeladas.”

Obviamente, não é a ação isolada do chá que o irá fazer perder peso. Contudo, se for conjugado com uma alimentação saudável e variada, bem como a prática de exercício físico, pode ser uma ajuda extra por causa da sua composição nutricional.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro


Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Há um chá super simples que ajuda a perder peso
Publicidade
Publicidade
Publicidade