Publicidade

Há um alimento versátil que sempre teve no frigoríco e que ajuda a emagrecer

Nem todos os alimentos que ajudam a emagrecer têm nomes esquisitos, são difíceis de encontrar e custam um balúrdio. Na verdade, há alternativas baratas, disponíveis em qualquer supermercado ou mercearia que ajudam a emagrecer e que sempre teve em casa. Agora junta-se mais um à lista: a couve-flor.

Há um alimento versátil que sempre teve no frigoríco e que ajuda a emagrecer

Este alimento tem apenas 25 calorias por cada 100 gramas e essa é a principal razão para fazer parte de várias dietas de perda de peso. Não contém gorduras saturadas e tem apenas cinco gramas de hidratos de carbono.

Publicidade

O facto de ser um vegetal rico em fibra (2,4 gramas) ajuda a manter a sensação de saciedade sem elevar demasiado o valor energético na dieta.

Há mais benefícios para incluir o vegetal na alimentação diária. Ele faz parte da família das brássicas ou crucíferas, a mesma dos brócolos, da couve e do repolho, que são verduras ricas em sulforafano – um antioxidante que ajuda o fígado a eliminar substâncias estranhas, como chumbo e mercúrio.

Como a couve-flor contém potássio na sua composição, é útil para manter a saúde dos músculos. Também pode ajudar na prevenção de doenças como o cancro, uma vez que é rica em antioxidantes como a vitamina C e sulforano, que protegem as células. Estes mesmos antioxidantes podem, ainda, melhorar a pele e fortalecer o sistema imunológico.

Não se preocupe, o sabor suave não interfere nas preparações. É por isso que a couve-flor pode ser usada em vários pratos. Seja para dar volume e acrescentar fibras em salada, sopa, como base de pizza light ou como arroz light, é sempre uma ótima opção. Fritar este alimento ou juntá-lo a ingredientes ricos em gordura já não é uma boa ideia.

Isto não significa que deva fazer a sua alimentação à base deste alimento. Deve, sim, saber as suas vantagens e incluí-lo mais vezes no prato, juntamente com outros alimentos amigos da dieta e da saúde.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Há um alimento versátil que sempre teve no frigoríco e que ajuda a emagrecer
Publicidade
Publicidade
Publicidade