Publicidade

A famosa mistura que ajuda a controlar o apetite faz-se com 2 ingredientes

Em 1992, a médica Heloísa de Freitas Valle decidiu cultivar bananas no Vale do Ribeira, em Eldorado, no interior de São Paulo, no Brasil. Num dia, já em 1996, foi roubada. Só sobraram as verdes. Deste infeliz acaso nasceu uma das misturas mais famosas do mundo fit: a biomassa de banana verde.

Esta mistura, que resulta da cozedura da banana verde, pode ser usada em receitas doces e salgadas. Na prática, pode substituir a farinha em receitas de bolos, panquecas, coberturas, doces, pães e até de bolachas. Além disso, ajuda a engrossar a sopa.

Publicidade
A famosa mistura que ajuda a controlar o apetite faz-se com 2 ingredientes

No mais recente livro de Lillian Barros, “A comida que vai mudar a sua vida” (18,50€), editado pela Manuscrito e lançado a 23 de janeiro, a nutricionista explica que um dos principais benefícios da biomassa é o facto de apresentar um tipo específico de amido — o amido resistente.

E adivinhe? O consumo de alimentos com alta concentração deste tipo de amido tem sido associado a vários benefícios, como o aumento da saciedade. Isto quer dizer que a biomassa de banana verde pode ajudar a controlar o apetite.

É possível preparar esta mistura em casa. Só precisa de bananas muito verdes, uma panela de pressão e uma varinha mágica.

Ingredientes:

— Dois a três litros de água;
— Seis bananas verdes (e não apenas pouco maduras).

Modo de preparação:

Comece por separar as bananas do cacho e lave-as muito bem, mantendo a casca. Passe-as para uma panela de pressão com cerca de dois litros de água a ferver (a água deve cobrir a totalidade das bananas).

Tape a panela e leve ao lume até levantar pressão. Deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos e desligue o lume.

Depois de perder a pressão, com a ajuda de uma escumadeira retire as bananas da água. Com as bananas ainda quentes retire a polpa do interior das cascas e com a ajuda de uma varinha mágica (ou liquidificadora) reduza o interior da banana a uma pasta sedosa e homogénea.

Pode conservar no frigorífico durante sete dias, para utilizar nas mais variadas receitas, ou congelar.

A famosa mistura que ajuda a controlar o apetite faz-se com 2 ingredientes
Publicidade
Publicidade
Publicidade