Publicidade

Tomar 3 a 5 chávenas de café por dia previne a depressão

A depressão é caracterizada pela perda do sentido e interesse pela vida. Tem, como principais sintomas: a tristeza, angustia, medo, ansiedade, pessimismo, perda de interesse em actividades que anteriormente causavam prazer, insónia, sonolência excessiva, perda ou excesso de apetite, fadiga, desânimo, irritabilidade, dificuldade de concentração, dor de cabeça, distúrbios orgânicos diversos e muito sofrimento.

De acordo com a nutricionista Nelma Manuel, em estágios menos elevados, a depressão pode apresentar, como consequência, o alcoolismo e o consumo de drogas, com os quais o indivíduo de certa forma procura a satisfação do prazer. Ao passo que em estágios mais avançados, gera baixa autoestima, aumentando consequentemente o risco de suicídio, em função da perda total do amor próprio.

Publicidade
Tomar 3 a 5 chávenas de café por dia previne a depressão

Em doses moderadas, o consumo de café interfere positivamente na melhoria do estado de alerta, no humor, na boa disposição, capacidade de concentração, no desenvolvimento em tarefas simples, vigilância auditiva, do tempo de retenção visual, diminuição da sonolência e do cansaço.

Uma das componentes do café, nomeadamente o ácido cafeico possui o efeito ansiolítico e antidepressivo, quando consumido por pessoas expostas ao stress.

Recomenda-se a ingestão de 3 a 5 doses diárias de café (aproximadamente 150-300 mg de cafeína/dia).

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Tomar 3 a 5 chávenas de café por dia previne a depressão
Publicidade
Publicidade
Publicidade