Publicidade

Hábitos que tem de adotar já para começar a perder peso

Os alimentos que consumimos têm influência direta no bom funcionamento do organismo. É que, além de serem fonte de energia, são capazes de transformar o estado de espírito de qualquer um. Fazer escolhas saudáveis e acertadas nem sempre é fácil e por isso fizemos uma lista com cinco coisas que precisa incluir no seu dia a dia, se quiser queimar aqueles quilos a mais que teimam em permanecer no corpo.

“Há alturas em que cometemos alguns excessos alimentares, temos horários mais irregulares, dormimos até mais tarde e praticamos menos atividade física. Quando queremos voltar ou começar a ter bons hábitos, pode ser um verdadeiro desafio para a mente”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Publicidade

Para ajudar a recuperar a boa forma, a autora do blogue “Manias de Uma Dietista” ensina truques simples como fazer o planeamento das refeições, organizar a lista de compras e beber entre 1,5 e dois litros de água por dia.

“Uma boa estratégia é apostar em chás que ajudam a acelerar o metabolismo e a diminuir o inchaço abdominal, como o chá verde, de cavalinha, gengibre e limão, hibisco ou hortelã-pimenta”, recomenda Bárbara de Almeida Araújo.

Hábitos que tem de adotar já para começar a perder peso

Faça uma ementa semanal

A alimentação saudável deve ser uma rotina. Para isso tornar-se um hábito é preciso planeamento. O primeiro passo é criar uma ementa semanal. Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, além de ajudar a criar uma rotina, evita desperdícios.

Lista de compras

“Faça uma lista de compras com base na ementa planeada. Isto é uma das coisas mais importantes, pois se não tiverem em casa alimentos saudáveis vão acabar por comer qualquer coisa ou até encomendar comida e provavelmente não será algo saudável. A partir daí, a tendência é começar logo a ficar desorganizados”, explica Bárbara de Almeida Araújo. 

Prepare marmitas para a semana toda

No fim de semana ou quando tiver mais tempo para preparar o jantar, tente cozinhar pratos de que goste em quantidades suficientes para mais dias. Acima de tudo, é importante que durante a semana, você coma refeições que lhe dêem prazer. Se levar sempre um bife de frango grelhado com salada para o almoço todos os dias, pode ficar sem vontade de comer isso e acaba por ir almoçar fora. É por isso que é essencial que leve um almoço a seu gosto. Estufados ou guisados também são opções saudáveis, desde que evite o molho.

Tenha sempre vegetais

Os vegetais podem e devem fazer parte de todas as refeições. “Além de serem ricos em vitaminas e minerais, são baixos em calorias e ricos em água e fibra, promovendo assim a saciedade”, ressalva a nutricionista.

Beba água

São muitas as vezes em que pensamos que precisamos de comer alguma coisa e, afinal, o nosso corpo está apenas a pedir hidratação. Uma forma de controlar isto é garantir que bebe água durante todo o dia, chegando à meta dos 1,5 litros. O ideal é chegar aos dois litros. Chás sem açúcar e águas aromatizadas são outras duas alternativas para quem tem dificuldade em beber apenas água. Estas opções também hidratam e evitam a necessidade constante de petiscar. 

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Hábitos que tem de adotar já para começar a perder peso
Publicidade
Publicidade
Publicidade