Publicidade

O magnum vegan e sem açúcar que pode fazer em casa

O famoso gelado Magnum feito de baunilha com cobertura de chocolate pode ser uma tentação, especialmente se está de dieta e a tentar perder peso. Mas com esta receita saudável, vegan e sem açúcar do blogue “Panelinha de Sabores” vai poder matar a vontade deste gelado sem sentir culpa a cada dentada.

A receita da autora Sandra Nereu também é ideal para quem segue uma alimentação paleolítica. Esta dieta consiste em comer como os nossos antepassados, ou seja, alimentar-se apenas de carne, mariscos, peixes, sementes e frutos da época. Antes de chegar ao gelado perfeito, Sandra testou três versões diferentes. Na versão final, o iogurte foi substituído pelo caju cru e não foi preciso adicionar mel ou outro ingrediente para adoçar a sobremesa.

Publicidade
O magnum vegan e sem açúcar que pode fazer em casa

Para preparar este Magnum caseiro só vai precisar de nove ingredientes diferentes. Além disso, depois de aprender a preparar esta guloseima saudável, pode incrementar a receita com outras coberturas.

Do que precisa (para o gelado)

— 80 gramas de caju cru natural;
— 40 gramas de tâmaras secas;
— uma banana;
— uma colher de chá de manteiga de amêndoa (opcional);
— uma colher de chá de extrato de baunilha;
— 120 mililitros de bebida vegetal a gosto (sugestão: amêndoas).

Do que precisa (cobertura)

— 60 gramas de chocolate preto mínimo de 75 por cento de cacau;
— uma colher de sopa de azeite;
— seis amêndoas picadas.

Modo de preparação:

Ponha os cajus com as tâmaras descaroçadas a demolhar em água abundante durante a noite (quatro horas no mínimo). Em alternativa pode cozê-los por cinco minutos. Escorra a água, coloque na liquidificadora com os  restantes ingredientes e triture até ficar um creme muito macio. Distribua pelas formas de gelado, coloque um pauzinho e leve ao congelador por cinco horas.

Ponha o chocolate da cobertura a derreter em banho maria com o azeite. Tenham atenção ao banho maria que deve ser sempre lento, pois o chocolate “coze” a 85ºC. Para que fique bem fluido, não podemos ter a água do banho maria nem muito perto do chocolate, nem a ferver muito. Quando estiver cremoso, passe-o para um prato raso e coloque o prato em cima do tacho que tinha a água quente para que se mantenha na textura fluída.

Retire os gelados do congelador, tire da forma um a um e passe no chocolate, rodando em toda a sua volta. De seguida, polvilhe com amêndoa picada e reserve novamente no congelador, agora embrulhado em pelicula aderente. Depois de o chocolate endurecer, está pronto para comer.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O magnum vegan e sem açúcar que pode fazer em casa
Publicidade
Publicidade
Publicidade