Já dissemos várias vezes, mas vale sempre a pena reforçar: estar de dieta não significa não poder comer os seus pratos favoritos. Há sempre forma de torná-los mais saudáveis, sem perder o sabor. Acredite ou não, até com o esparguete à carbonara é possível aplicar essa regra.
Como? Só tem de substituir a massa por couve. Fica uma receita igualmente deliciosa, mas bem mais amiga da dieta. Sabia que 100 gramas de esparguete tem 71 gramas de hidratos de carbono e 354 calorias? Já 100 gramas de couve traduz-se em 6,1 gramas de hidratos e apenas 27 calorias.
É esta a única mudança que tem de fazer. Opcionalmente, pode trocar as natas por creme de coco — mas fique a saber que a verdadeira carbonara não leva natas, apenas ovo. Não se preocupe, o bacon e o queijo continuam na receita.
É uma ótima opção para quem está numa dieta com um baixo teor de hidratos de carbono ou para quem segue uma dieta isenta de trigo.
Ingredientes:
— Uma couve (pode escolher a que mais gostar);
— 100 gramas de bacon aos cubos;
— Uma cebola picada;
— Um dente de alho;
— Bife de peru partido às tiras bem fininho;
— Cogumelos (a gosto);
— 50 mililitros de creme de coco;
— Queijo mozzarela ralado para polvilhar (a gosto);
— Sal e pimenta (a gosto).
Modo de preparação:
Comece por cortar a couve em juliana e cozer em água a ferver com sal. Entretanto, numa frigideira, coloque um fio de azeite, a cebola, o bacon e o dente de alho e deixe alourar. Junte, então, o peru e os cogumelos e temperar. Quando o peru estiver cozinhado, junte o creme de coco e um pouco de queijo. Envolva bem até levantar fervura. Adicione a couve. No final, pode polvilhar com mais queijo e orégãos.
Esta receita é da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.