Todos nós sabemos o quão grande é o problema da poluição do plástico no mundo e as maneiras que está a afectar o eco-sistema.
De acordo com a “World Wide Fund for Nature” um terço de todo o plástico acaba por se tornar em poluição, e se não fizermos nada rápido, isto pode ter consequências muito graves para as próximas gerações.
MAS, um continente está na liderança contra a poluição do plástico, África. 37 países africanos têm restrições , legislações e práticas inovadoras para evitar o consumo de sacos de plástico.
Nigéria
Uma escola na Nigeria, Lagos, está a permitir que os pais e crianças, paguem a propina em garrafas de plástico. O projecto chama-se “Recycle Pay Porject” pelas organizações “African Clean Up Iniciative” e ” WeCyclers”. Este projecto não está apenas a ajudar o ambiente mas também as crianças que os pais não têm possibilidades financeiras.
Além disso , em Junho de 2019, o vice-presidente, Professor Yesi Osinbajo, anunciou 8 novos planos de reciclagem.
Quénia
O governo Keniano baniu os sacos de plástico em 2017, se fores encontrado com um saco de plástico no país poderás cumprir uma pena de quatro anos ou pagar uma multa de quarenta mil dólares.
Uganda
Depois de muita luta, Uganda conseguiu eliminar o uso de sacos de plástico nas suas escolas. O parlamento tem planos de eliminar os sacos de plástico em todo o país.
Ruanda
Com sucesso, Ruanda já baniu os sacos de plástico á uma década atrás. Nos aeroportos, a bagagem é vista, caso tenha sacos de plásticos estes são confiscados. Se fores apanhado com um saco de plástico, recebes uma multa de sessenta mil dólares. Desde que baniram o plástico, o país tem visto uma redução significante na taxa de mortalidade dos animais e nos casos de malária.
Tanzânia
Em Junho de 2019 a lei que proíbe o uso de sacos de plástico e a distribuição foi aprovada na Tanzânia. De momento, querem estender a lei para os turistas.
Gana
No Gana, a empresa “VolkerWessels” está a converter sacos de plástico em forma barata de asfalto.
África do Sul, Eritreia e Mauritânia têm planos para banir os sacos de plásticos nos próximos meses.
Estes são apenas alguns exemplos, de alguns países do continente africano que estão a reduzir o uso de plástico para salvar o nosso planeta.