É comum ignorarmos os alimentos mais básicos que temos em casa e substituí-los por alternativas que se tornaram populares internacionalmente. Porém, pode estar a negar várias ajudas naturais (e eficazes) para perder peso. Os vegetais de folha verde são uma delas.
Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, por serem ricos em fibra, com baixo teor de hidratos de carbono e conterem poucas calorias, são bons aliados numa dieta.
“É que os vegetais de folha verde escura, como couve, espinafres, agrião, chicória ou rúcula, não acrescentam muitas calorias ao prato mas dão saciedade”, diz a especialista.
Ainda assim, há um que consegue ser mais eficaz do que os outros: os espinafres. Duas chávenas deste alimento cru significam apenas 14 calorias. Ou seja, é uma opção que pode comer sem medo.
Mas há mais razões para os espinafres serem úteis no processo de emagrecimento. Por exemplo, têm uma boa quantidade de fibra solúvel, o que ajuda na digestão e mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis.
“Cientificamente, já se comprovou que dez gramas da ingestão de fibra solúvel diminuem a gordura visceral em 3,7 por cento.”
De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, a proteína também pode ajudar na perda de gordura abdominal, uma vez que provoca uma sensação de saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo. E, adivinhe: a quantidade deste macronutriente presente nos espinafres é bastante superior quando comparada com outros vegetais.
Os seus benefícios não se resumem ao processo de perda de peso. Esta verdura é rica em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, em vitaminas e antioxidantes. Por isso mesmo, ajuda também a manter a saúde da pele, imunidade do organismo, dos ossos e da pressão arterial.
Não pode é pensar que comer vegetais é uma seca. Ou que só pode consumi-los cozidos, em saladas ou passados na sopa. Há sumos, bolos e pratos mais complexos onde pode incluir espinafres.
Fonte: NiT
Texto: Ana Guerreiro