Quando o objetivo é perder peso todos os pormenores contam: tentamos comer de três em três horas, beber cerca de dois litros de água por dia e ter refeições planeadas para toda a semana. Contudo, os números na balança continuam sem descer. De acordo com a nutricionista Sónia Marcelo, isto acontece por causa de um deslize que quase todas as pessoas cometem.
“Quem quer emagrecer confia nos alimentos que se vendem como saudáveis e naturais, que prometem proporcionar resultados. No entanto, eles não chegam a aparecer. E a razão é simples: muitos dos alimentos não são o que aparentam ser”, alerta. Segundo a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista” e do livro “Guerra ao Açúcar“, o facto de o açúcar também poder aparecer na posição final pode induzir em erro muita gente. Mas atenção: isso não significa que o produto tenha pouco açúcar adicionado.
Ninguém tem dúvidas de que os alimentos processados fazem parte do grupo de inimigos que estão a impedi-la de perder peso. Contudo, na lista revelada pela especialista não vai encontrar o óbvio. A mesma é composta por:
Granola de supermercado
Segundo a especialista, se quiser consumir granola, o melhor é fazer a sua própria versão em casa. É que as opções à venda nos supermercados, na maioria das vezes, estão carregadas de açúcar. Por isso, além de não fazerem bem, no que diz respeito à perda de peso não ajuda em nada.
Sushi
Por norma, o sushi é feito à base de arroz branco, algas, peixe e vegetais, até aqui está tudo muito bem. O problema é que o arroz usado é branco e temperado com vinagre e açúcar. Ou seja, “estará essencialmente a ingerir hidratos de carbono refinados”, alerta Sónia Marcelo. Portanto, o índice glicémico do sushi é elevado, devido ao arroz branco e ao açúcar.
Fruta (em excesso)
“Trata-se de um alimento saudável, rico em vitaminas e minerais e que deve estar sempre presente no plano alimentar. Contudo, possui um elevado teor em açúcar, pelo que o seu consumo excessivo é prejudicial, sobretudo para quem quer emagrecer”, esclarece.
Barras de cereais
De acordo com a nutricionista, as populares barras de cereais também estão a impedi-la de perder peso. “Podem parecer um snack saudável e rápido. Porém, estão cheias de açúcar, conservantes, corantes e estabilizantes”, alerta.
Chocolate preto
Um quadrado de chocolate de vez em quando não destrói a dieta e até pode acabar com aquele desejo intenso de comer um doce. No entanto, segundo a especialista, “muitos dos chocolates com esta denominação e com um teor de cacau no mínimo de 70 por cento, apresentam um teor de açúcar idêntico ao do chocolate de leite, pelo que devemos analisar muito bem o rótulo”.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro