A noite de terça-feira, 1 de julho, ficará marcada como uma das mais emblemáticas da 12.ª edição da Gala Superbrands Angola, realizada no requintado Hotel Marina Baía Yatch Club , em Luanda. Apresentada por Aryovaldo e Djamila Alves, a cerimónia consagrou marcas de referência e surpreendeu logo no início com a entrega da distinção especial “Personalidade de Excelência” ao cantor Matias Damásio — o primeiro momento de destaque inesperado da noite.

A distinção ao músico foi recebida com entusiasmo, reforçando o valor da sua carreira e da ligação emocional que mantém com o público angolano. Matias Damásio tornou-se assim a primeira personalidade a receber tal reconhecimento no contexto da gala, habitualmente centrada nas marcas.
No total, foram 47 marcas distinguidas, sendo 36 como Superbrands Geral, com nomes como Casa dos Frescos, ZAP, Aliança Seguros, Grupo Carrinho, Unitel, Fresmart e Petro de Luanda. A categoria Superbrands Nacionais destacou quatro marcas 100% angolanas: BB Eskebra, Decor, Limor e Rose Palhares. Já na dimensão Corporate, foram reconhecidas sete entidades institucionais, como Epic Sana Luanda, Daimic, Novo Jornal e Sistec.
Das marcas distinguidas, 11 foram premiadas pela primeira vez em 2025, incluindo a própria estilista Rose Palhares, que foi a grande vencedora da noite ao arrecadar o troféu de “melhor arte”.
Em discurso, Pedro Vaz, country manager da Superbrands Angola, deixou claro o propósito da distinção: “O maior interesse da Superbrands nunca é olhar para o lado comercial, mas sim dar visibilidade às marcas existentes em Angola com um diferencial a cada ano.”
Com momentos de emoção, surpresas e celebração do mérito, a Gala Superbrands Angola reafirmou-se como um evento de prestígio que vai muito além das marcas, destacando também figuras que representam o espírito de excelência nacional — como foi o caso de Matias Damásio.


Texto: Gracieth Issenguele
Fotografias: Paixão Lemba