Porque recordar é viver, vem aí o Naxixi Street. Nos dias 30 e 31 de Março, os luandenses vão poder reviver de uma forma especial o Kinaxixi, ponto central e afectivo da cidade, no seu tempo de puro esplendor.
Mais do que uma festa, o Naxixi Street é um movimento de intervenção urbana que, nesta primeira edição, pretende resgatar memórias do considerado coração da cidade de Luanda, através da arte.
A Chocolate entrou em contacto com Lay Van-Dúnem, uma das responsáveis pelo evento, e apercebeu-se que cerca de 8.000 pessoas, 4 mil em cada dia, viverão uma experiência jamais vivida em Angola. Uma rua do Kinaxixi será transformada num mural de arte e ficará marcada para sempre na memória dos luandenses. “O que se pretende é reavivar e reacender nos luandenses a vontade de tornar Luanda mais bela, para que cada canto cinzento se transforme num espaço iluminado, colorido e feliz”, enfatizou.
O movimento vai ser dividivo em duas fases: a primeira no dia 30 será voltada para adultos, e será marcada pela festa de inauguração do túnel de arte, e contará com a presença de renomados artistas como: Dj Djeff, Kalibrados, MESS, Army Squad, Gutu, e muitas outras atracções. A festa ira decorrer das 20h00 as 05h00 e terá também uma praça da alimentação.
A segunda fase, no dia 31, vai ser dedicada às famílias e terá um roteiro de actividades para os mais novos, dos 3 anos em diante. As actividades irão decorrer em várias estações ao longo da “Rua Em Festa”. O Museu de História Natural estará inserido na programação, com uma exposição de fotografias do antigo Kinaxixi e com duas sessões de teatro da Companhia ANIMART que irão apresentar a peça “O ovo da galinha comprado no mercado do Kinaxixi”, baseado no conto de Luandino Vieira.
As actividades serão sempre acompanhadas de boa música e muita animação, com direito a marionetes, palhaços, pernas de pau, magia, break dance e capoeira.
A organização garantiu que está criado todo o aparato de segurança para que as pessoas possam se divertir sem qualquer inquietação.