Publicidade

Tudo o que deve saber antes de colorir o seu cabelo crespo

As mulheres estão cada vez mais empoderadas e livres para fazer o que têm vontade no que diz respeito ao seu visual. Então, se o seu desejo é ter um afro colorido, não pense tanto.

O cabelo crespo quase nunca passa despercebido. Imagina se estiver colorido? É pura ousadia e beleza! Mas antes de adoptar o visual, é importante informar-se sobre os principais cuidados que precisa ter para manter os fios bonitos e saudáveis mesmo após o processo. Para garantir que não se vai arrepender, a hair influencer angolana, Chelsea Benoliel, esclareceu à Chocolate algumas dúvidas mais frequentes.

Publicidade
Tudo o que deve saber antes de colorir o seu cabelo crespo

A tinta não danifica o cabelo crespo?

Cada cabelo é um cabelo e, as reações são diferentes. Mas é muito importante ter o cabelo saudável para fazer o processo de coloração de forma segura. Saiba que é inevitável: para que a cor fique uniforme, é necessário descolorar os seus fios antes de os pintar. Mas não precisa assustar-se, se seguir as orientações certas( dadas por um profissional) consegue conquistar o visual que tanto deseja, sem danificar o cabelo.

Que tipo de tinta deve ser usada?

Aconselha-se o uso de tintas sem amônia. A amônia é uma substância presente na maior parte das tintas, que é responsável pela fixação da mesma nos fios. Esta pode danificar o cabelo, actuando nas escamas dos fios, o que faz com que enfraqueçam e acabem por sofrer uma queda. As tintas sem amônia são menos agressivas, não actuam nas escamas dos fios, e normalmente saem com as lavagens feitas ao longo do tempo.

A tinta deixa o cabelo mais ressecado?

Sim! É o maior e talvez o único problema com que nos deparamos quando pintamos o cabelo. Mas não é algo que tratamentos específicos não resolvam. Invista nas nutrições, hidratações e umectações!

Mudar a cor com frequência pode gerar queda de cabelo?

Não! Grande mito e uma das coisas que as pessoas mais acham que sabem. O cabelo não sofre queda pela frequência da mudança de cor (até porque a queda dá-se a partir de alterações na raíz), o que pode gerar a queda de mechas é o uso de produtos inadequados, como o de tintas com amônia.

Quando a tinta sai, o cabelo volta à cor natural?

Não. O facto de ter que se descolorar o cabelo antes de o pintar, faz que os fios nãoregressem à sua cor natural. Ainda que se remova a tinta presente nos fios (com decapagem), o cabelo voltará a estar descolorado (loiro) e só voltará a cor natural caso seja cortada esse zona.

Que tratamentos devem ser feitos para manter a cor por mais tempo?

Para quem quer manter a cor por mais tempo, recomenda-se que se façam lavagens com shampoos e condicionadores liberados (livres de sulfato, petrolato, parafina e óleo mineral). É também importante o uso de produtos que tenham função hidratante ou nutritiva! Invistam em máscaras de hidratação e nutrição profunda, existem várias disponíveis no mercado.

Dicas:

O mais importante antes de fazer a descoloração e posterior coloração do cabelo, é procurar um profissional de confiança, já que o processo é de certo modo “agressivo”. Anote as dicas:

1- Fazer uma hitratação profunda pelo menos 1 vez a cada 2 semanas;
2- Evitar o uso de secador/chapinha, ou usar protector térmico caso se utilize esses elementos;
4- Cortar de vez em quando as pontas do cabelo;
5- Usar produtos liberados (shampoos, condicionadores, máscaras, finalizadores e cremes de pentear);
6- Não lavar o cabelo mais de 2 vezes por semana;
7- Usar sempre água fria ou na temperatura ambiente durante as lavagens;
9- Fazer um teste de mecha antes de pintar o cabelo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Tudo o que deve saber antes de colorir o seu cabelo crespo
Publicidade
Publicidade
Publicidade