É chegada a hora de cortar relações com todos os alimentos que estão carregados de açúcar, pois o mesmo parece ser o grande vilão do século XXI. Além de dificultar o processo de perda de peso, o açúcar é mau para a saúde em geral.
Se continuar a consumir alimentos com muito açúcar, mais vontade de consumir terá, pois vão provocar uma sensação de bem-estar.
Se tenciona mudar o rumo desta carruagem, eis aqui 6 truques citados pela nutricionista portuguesa, Bárbara de Almeida Araújo:
1- Comer várias vezes ao dia
De acordo com a especialista, usufruir deste truque ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis ao longo do dia, evitando que se tenha fome e, consequentemente, vontade de comer alimentos menos saudáveis. Optar por comer proteína e gordura saudável entre as refeições, ajuda a manter-se saciado.
2- Optar por alimentos naturalmente doces
Se é perdidamente apaixonado por açúcar, pode optar pelos alimentos naturalmente doces. Dentre eles estão as tâmaras, a batata doce, as passas, os figos e mais. Além de conterem açúcar natural, são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e ajudam a manter-se saciados.
3- Consumir alimentos ricos em crómio
O consumo de alimentos ricos em crómio, ajuda a regular os níveis de sangue, diminuindo a vontade de comer açúcar e alimentos açucarados, segundo a nutricionista. Assim sendo, tenha consigo frutos secos, carne, levedura de cerveja, cereais integrais, aveia e alguns vegetais como brócolos e feijão verde.
4- Escolher alimentos ricos em triptofano
Triptofano é um aminoácido percursor em serotonina, que ajuda a melhorar o humor e causa uma sensação de prazer e bem-estar. Portanto, coma peixes, ovos, carnes brancas e banana. Conforme disse a especialista a NiT, a carência deste aminoácido está relacionada com a vontade de comer doces, por isso assegure-se que está a ingeri-lo.
5- Não se esquecer dos alimentos ricos em magnésio
Quem gosta de comer alimentos com muito açúcar, tem uma grande probabilidade de ter os níveis de magnésio baixos. Então, comer banana, sementes de abóbora, sementes de abóbora, espinafres, sementes de sésamo e quinoa é uma ótima opção.
6- Manter-se hidratado
É do seu conhecimento que nalgumas vezes confunde-se fome com sede? Parece brincadeira, mas não é. Assim sendo, nem sempre que lhe apetecer comer terá propriamente fome, as vezes precisa mesmo é de água.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro