Nos últimos tempos, uma nova tendência tem ganho força no mundo da moda: artistas da terceira idade a representar marcas de luxo e streetwear. Nomes como Whoopi Goldberg, de 69 anos, vestindo Ami, ou o icónico músico Bob Dylan, de 82 anos, fotografado por Hedi Slimane para a Celine, estão a quebrar as normas tradicionais de beleza e estilo, protagonizando campanhas que normalmente seriam dominadas por gerações mais jovens.
Este movimento de inclusão geracional nas campanhas começou a ganhar destaque com marcas como a americana Kith, que passou a apostar em atores acima dos 50 anos, incluindo grandes nomes como Bryan Cranston, Ed Norton e Brian Cox, de 77 anos. Até mesmo marcas de luxo, como Loewe, com Anthony Hopkins, de 85 anos, se têm associado a figuras da terceira idade, sinalizando uma mudança nas perceções sobre a idade no mundo da moda.
Além disso, estilistas africanos como a marca Towani London têm abraçado essa evolução, criando coleções que celebram a diversidade etária e oferecem opções de moda para todas as gerações, mostrando que a moda é para todos, independentemente da idade. A revolução está em curso, e a moda está a redefinir padrões, com os Boomers e Gen-X-ers a ganharem protagonismo em campanhas globais.
Por: Gracieth Issenguele