Todos os “dias internacionais” celebram algo que deveria ser sempre apreciado e reconhecido, mas que, por uma razão ou outra, é negligenciado ou subvalorizado.
Assim é a Mulher! Hoje é o dia daquela a quem se deve a nossa existência.
E em pleno século XXI, ainda é visível a luta por esse reconhecimento, por uma igualdade que não deveria sequer ser reivindicada mas sim um dado adquirido. Ainda há milhões de mulheres assassinadas, mutiladas, presas, violadas, marginalizadas, pelo simples facto de terem nascido com dois cromossomas “X”.
Por isso, nenhum dia seria melhor do que o de hoje, para lançarmos oficialmente a nossa Revista Chocolate, enquanto prestamos homenagem àquelas que abriram o caminho para que fosse possível (não só mas) também a existência de revistas pensadas para as mulheres, nas quais elas são o foco, são elevadas e reconhecidas.
Não podemos deixar de fazer uma reverência especial à Mulher negra, que carrega nela o peso do seu género e da sua origem. E é neste contexto que fazemos menção honrosa àquelas que tornaram possível um sonho de igualdade, liberdade e que nos empoderaram e continuam a empoderar, tais como Rosa Parks, Harriet Truman, Maya Angelou, Daisy Bates, Rosetta Tharpe, Nina Simone, Angela Davis e mais recentemente Wangari Maathai, Misty Copeland, Oprah Winfrey, Chimamanda Adichie, entre tantas outras que nos fazem sentir que ser mulher e ser negra é mais do que um privilégio, é um dom e uma missão!
Feliz dia a todas as Mulheres!