MICAELA REIS: O REAL PERFIL
Um nome e um rosto que dispensam apresentações. Mas se esteve distraído na útima década, Micaela Reis foi Miss Angola em 2007. Mas há muito que a tiara deixou de ser a sua principal referência, porque desde então passou das passerelles para a Televisão e mais recentemente (2018) fez a sua estreia no grande ecrã, ao lado de Silvio Nascimento, no aclamado filme Falso Perfil, que lhe valeu o prémio Moda Luanda de Melhor Atriz e uma nomeação para os Globos de Ouro, na mesma categoria.
Nesta cordial entrevista, Micaela fala-nos do seu passado profissional, da sua formação e dos seus projectos.
Da moda para a TV foi um pulo e algo ‘’bastante natural’’, mas que exigiu trabalho e estudo, várias formações e cursos, dos quais se destaca o Bachelor of Fine Arts – Film and Television, em Los Angeles.
Não se pode falar de Televisão sem se falar da representação e o caso desta beldade de 1,76m não foi diferente. ‘’(…) fui chamada para um casting na Semba Comunicação e acabei por ficar e fazer o personagem Yara na série Vôo Directo, a minha primeira experiência enquanto atriz’’. E quem não se lembra das assistentes de bordo mais bonitas da TV? Ou da vilã Vitória, na novela Windeck?
Representar requer todo um trabalho prévio, que a atriz nos explica detalhadamente: ‘’familiarizar-me com a personagem através do texto. Perceber quais são as (suas) motivações em cada cena. Cada personagem tem o seu grau de complexidade e exige uma pesquisa exaustiva de forma a definir relações, comportamentos, emoções e começarmos a construir e descobrir como é que ela fala, caminha, se expressa e reage no contexto em que está inserida’’. Metodologia essa que está a dar claros frutos, pois é notório o seu crescente talento nesta arte.
Actualmente a atriz está activamente a contribuir para um projecto que a leva a pôr literalmente a mão na massa (ou neste caso, na terra). ‘’Neste momento estou a trabalhar no projecto agrícola Fazenda Tia Jóia. Foi um projecto criado pela minha mãe, que agora reactivámos. A terra é fértil e os produtos são de óptima qualidade.’’
E o projecto vai além da componente empresarial ou económica! ‘’Enquanto empresa, juntamente com as associações locais, pretendemos criar um conjunto de actividades sociais na diferentes áreas: educação, cultura e segurança para os grupos mais vulneráveis, sejam estes crianças, mulheres e idosos. A responsabilidade social deve ser um esforço de todos desde instituições assim como o tecido empresarial’’.
Um objectivo louvável num mundo cada vez mais movido para o proveito próprio, mas que não é de estranhar, pois apesar da sua beleza exterior, é na beleza interior que reside o seu segredo, ‘’(…) acima de tudo sorrio muito e tento viver a vida ao máximo. Mais do que cuidarmos do nosso exterior temos de cuidar do nosso interior. Cultivar amizades, ter amor pelo próximo, dar valor à natureza, à nossa família e acima de tudo ser grato’’.
Paralelamente a esse, há outro projecto, também de cariz social. ‘’Eu vou iniciar um ciclo de acções de formação para crianças, jovens e adultos em várias províncias, sendo que comecei em Luanda. As acções de formação serão subordinadas a vários temas ligados ao cinema, televisão e artes prerrogativas. Para já comecei com o nível iniciação e médio mas todos os profissionais serão bem vindos.’’
Modelo, apresentadora atriz, empreendedora e humanitária. São estes alguns dos muitos títulos que a podem resumir, mas não definir, pois Micaela Reis é muito mais do que isso e tem sempre espaço para novos papéis, até porque a sua fé em Deus fá-la acreditar que há sempre algo reservado. ‘’Acredito que ELE sempre vai me guiar e mostrar qual a sua vontade para a minha vida, o que não significa que fique de braços cruzados à espera, mas que confio e sempre que tenho uma oportunidade agarro-a e dou o meu máximo como tenho feito até aqui’’.
Sejam quais forem os planos, parece-nos que a representação fará sempre parte da sua vida pois é de modo enternecido que nos diz que adora ‘’representar, para mim representar é vida seja em que plataforma for’’.