Morre antigo presidente do Zimbabue, Robert Mugabe, aos 95 anos de idade. Mugabe morreu na manhã desta sexta-feira, rodeado pela família, e a Mulher, Grace, em Singapura onde estava desde Abril, em tratamento.
O ex- chefe de Estado é conhecido por ter governado Zimbabue durante 40 anos, liderando o país após a guerra.
A informação foi confirmada no Twitter, pelo atual presidente, Emmerson Mnangagwa ; “É com muita tristeza que anuncio a morte do pai fundador e ex-Presidente do Zimbabué, major Robert Mugabe”.
“[Mugabe] Era um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação e capacitação do seu povo. A sua contribuição para a História da nossa nação e continente nunca será esquecida. Que a sua alma descanse em paz eterna”, acrescentou.
Robert Gabriel Mugabe nascido a 21 de fevereiro de 1924, liderou Zimbabue na Guerra Civil da Rodésia, assim tornando-se Primeiro-Ministro e mais tarde Presidente. Governou até 2017, quando foi forçado a renunciar após um golpe de exército.
As opiniões sobre Mugabe são diversas, apoiantes enaltecem o seu papel como um “herói revolucionário” africano que lutou para libertar o Zimbábue do colonialismo e do imperialismo britânico. Por outro lado, críticos, o rotulam como um “ditador” que destruiu a economia do país, governava com altos índices de corrupção, racismo e abusos constantes de direitos humanos.