Hoje em dia, toda a gente procura o mesmo: conseguir emagrecer de forma rápida e eficaz — mas sem o mínimo esforço. E isso é possível. Mas adivinhe o que acontece passado pouco tempo: volta a ganhar o peso perdido ou ainda mais. Porquê? Porque não houve reeducação alimentar.
Para conseguir emagrecer, não basta seguir uma dieta. Antes de iniciar qualquer processo nesse sentido, deve haver uma mudança de mentalidade e, claro, de hábitos. Pelo menos, é este o pensamento comum dos vários nutricionistas ao longo dos últimos anos.
Segundo estes especialistas, há nove coisas específicas que deve ter em conta. Uma delas é ter paciência. Lembre-se: cada pessoa tem um metabolismo e um estilo de vida diferentes que vão influenciar o objetivo final. Portanto, é normal que os resultados também apareçam em momentos diferentes.
Controlar os horários das suas refeições é igualmente importante. Deve garantir, por exemplo, que come entre refeições. Caso contrário, acumula a fome durante horas e acaba por fazer escolhas menos saudáveis ao final do dia. Mas há mais fatores a ter em conta. Como estes referidos abaixo:
1- Não se esqueça de fazer uma limpeza à despensa e ao frigorífico
Retirar todos os alimentos industrializados e de má composição nutricional como as bolachas, cereais de pequeno-almoço, batatas fritas, chocolates, gomas e molhos é muito importante para conseguir o sucesso da dieta. Tratam-se de alimentos que têm um elevado teor em açúcares simples e/ou gorduras de má qualidade e muitos conservantes, aditivos e corantes, que em nada nos fazem bem. Substitua-os por alimentos na sua forma natural.
2- Pare de comer quando se sentir cheio
Tendemos a comer mais do que precisamos apenas por puro prazer. Por isso, comece a fazer este exercício mesmo antes de iniciar a dieta: coma metade do que tem no prato e faça uma pausa. Se ficar satisfeito e notar que já não tem fome, então, está na altura de pousar os talheres no prato e terminar a refeição. Embora consuma menos naquela refeição, irá comer mais vezes ao longo do dia.
3- Não fique demasiado tempo em jejum
Não pense que ficar longas horas sem comer emagrece. É certo que a ingestão calórica será zero durante o jejum mas, por isso, o organismo acaba por entrar em modo de poupança e acumula uma maior quantidade de gordura. Comer várias vezes ao longo do dia, em intervalos no máximo de quatro horas, pode evitar que o corpo entre neste estado de alerta. Além disso, mantém-nos saciados durante mais tempo, ingerindo menor quantidade nas refeições seguintes.
4- Planeie as refeições semanais
Esta é uma dica comum a todas as nutricionistas: para conseguirmos ser saudáveis temos de dar prioridade à organização e ao planeamento. Escolha um dia da semana para pensar nas suas refeições e quais são os ingredientes de que vai precisar para cada uma. Assim, cria uma lista de compras e durante a semana terá todos os alimentos de que necessita para as refeições.
5- Comece a controlar os seus horários
Definir horários é essencial para criar uma rotina amiga da dieta. Por exemplo, pode comprometer-se a não ficar mais de três a quatro horas sem comer. E não se esqueça de realizar cinco a seis refeições diárias.
6- Não siga (as perigosas) dietas da moda
Cinderela, algodão ou da maçã são apenas algumas das centenas de dietas assustadoras que prometem uma perda de peso rápida e eficaz. Contudo, esta perda é quase sempre à base de massa muscular e água. Resultado: não se torna mais saudável e ainda provoca mudanças desastrosas no metabolismo. Consulte um nutricionista e siga uma dieta prescrita a pensar em si e nos seus objetivos.
7- Aprenda a ser paciente
Não pode querer resultados imediatos. Tal como em tudo, o emagrecimento é um processo e, por isso, é bastante importante ser paciente e trabalhar na direção certa.
8- Pare de comparar resultados
A sua amiga emagreceu 15 quilos em três meses? Muito bem. Mas isto não quer dizer que também tenha de ter este resultado e ficar desmotivado por não ter alcançado os mesmos números. Cada pessoa tem um metabolismo e um estilo de vida que vai influenciar o resultado. Portanto, é normal que os resultados apareçam em alturas diferentes.
9- Durma 6 a 8 horas
Conseguir emagrecer não está relacionado apenas com a alimentação. Saiba que poucas horas de descanso aumentam o apetite por alimentos menos saudáveis. Por isso, é essencial garantir, pelo menos, seis a oito horas de sono.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro