As férias trazem mais vontade de comer marisco, beber cerveja e saborear (muitos) gelados, o que pode ser complicado para a dieta. A falta de horários e a rotina mais descontraída também não ajudam, daí também muita gente cometer as maiores tragédias alimentares ao fim de semana e no período de férias. Mas não tem de ser assim.
“O cuidado com a alimentação não deve ser visto como uma obsessão mas, sim, como um hábito ou um ritual constante”, explica a nutricionista Mariana Abecasis.
Portanto, não é sinónimo de infelicidade. Comer de forma variada e equilibrada tem de ser visto como uma forma de estar na vida que vai trazer benefícios ao corpo e à mente, incluindo na altura das férias.
Em vez de adaptar-se a uma nova alimentação, faça o oposto. Por exemplo, aproveite que tem mais tempo de manhã para criar um pequeno-almoço saudável de rei ou rainha: panquecas, ovos, salada e bolo de caneca ou uma refeição mais tardia com tudo — uma espécie de brunch caseiro —, em vez da típica refeição rápida que faz por causa da pressa para ir para o trabalho.
De acordo com a autora do blogue “Mariana Abecasis”, há cinco dicas simples que vão ajudar sempre a perder peso ou mantê-lo durante as férias.
Não saltar o pequeno-almoço
Férias não significa deixar de ter rotina. Por exemplo, é essencial que continue a tomar o pequeno-almoço para não acumular fome até à refeição seguinte e fazer escolhas poucas menos saudáveis.
“Aproveite esta altura para fazer um pequeno-almoço mais requintado. Pode comer fruta fresca, uns ovos mexidos, uma omelete ou fazer uma panqueca saudável”, recomenda a especialista.
Coma mais saladas e pratos grelhados
Para as refeições principais, aproveite para fazer escolhas simples e saudáveis que pode preparar facilmente em casa ou que encontra em qualquer esplanada de verão, como saladas e grelhados. Segundo a nutricionista, além de menos calóricos, são pratos mais leves, frescos e fáceis de digerir.
“Em altura de férias, deixe as grandes jantaradas para os dias em que se deita mais tarde ou que vai sair para dançar”, sugere.
Continue a fazer lanches
“É normal que os horários sejam outros e que haja uma maior descontração do que toca às refeições quando estamos em ambiente de férias, mas procure manter o hábito de não ficar muitas horas sem comer. Se possível, organize-se de forma a andar sempre com uma opção de snack à mão”, recomenda Mariana Abecasis.
Não se esqueça de beber água
De acordo com a especialista, é essencial beber água durante todo o ano e ainda mais nesta altura. Com o calor e exposição ao sol, as necessidades em líquidos aumentam durante mas, curiosamente, muitas vezes o consumo de água diminui nesta altura. Faça um esforço e não deixe que isto aconteça.
“Tente andar sempre com uma garrafa de água grande fresca, seja para or passear ou para ir à praia.”
Continuar ou começar a praticar exercício físico
Fazer frente ao sedentarismo é fundamental não só na gestão do peso mas também para combater o stress do dia a dia. No fundo, o exercício físico vai ajudá-lo a manter um equilíbrio mental e a ter uma vida mais saudável. Portanto, continue ou aproveite as férias para continuar a fazê-lo.
Descanse, não tem de ir para o ginásio obrigatoriamente. Pode fazer uma caminhada diária de 30 minutos, subir escadas de dois em dois degraus, fazer um passeio mais longo com o seu cão, não usar elevadores e combinar um treino com amigos, por exemplo.
Fonte:NiT
Texto: Andreia Guerreiro