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Esclarecendo todas as suas perguntas sobre o Vegetarianismo

Nunca como hoje os Homens e as Mulheres se interrogaram tanto sobre a vida e qual a forma correcta de saber viver com alegria, beleza e saúde. Nunca como hoje houve tanta religiosidade e tanto ateísmo, tanta generosidade e egoísmo, tanta democracia e tanta falta de liberdade. E é neste contexto que surgem cada vez mais pessoas que assumem atitudes diferentes perante o que consideram uma alimentação equilibrada e o respeito por outros seres vivos. 

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Healthy food clean eating selection: fruit, vegetable, seeds, superfood, cereal, leaf vegetable on gray concrete background

O que é o Vegetarianismo?

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O Vegetarianismo é um desses casos, com cada vez mais adeptos, havendo, contudo, necessidade de obter conhecimentos e esclarecimentos de forma a torná-lo mais eficaz e satisfatório como opção alimentar. 

Que filosofias lhe estão subjacentes? 

O Vegetarianismo baseia se em modos de ver e sentir a Vida e a Natureza, reflectindo conceitos emanados de doutrinas orientais, como o Budismo e o Hinduísmo. 

As vantagens do Vegetarianismo são uma maior simplicidade de preparações culinárias, evita o recurso a produtos de longo crescimento e exigentes em matérias não naturais, previne doenças como a obesidade e a diabetes. 

O equilíbrio alimentar é muito importante e é útil saber a relação entre os produtos vegetarianos e as nossas necessidades em termos de crescimento, regeneração de tecidos, defesa do organismo e energia

Há várias formas de ser vegetariano, por exemplo as pessoas que só comem produtos da terra são chamados de vegetalistas ou vegans, os ovo-lácteos-vegetarianos,  não comem carne nem peixe, os lacto-vegetarianos não comem carne, peixe e ovos, mas bebem leite e os seus derivados e todos os produtos da terra, os semi-vegetarianos, são os que comem, praticamente, só peixe em quantidades pequenas e um ou dois ovos escalfados ou cozidos por dia e privilegiam todos os produtos da terra, principalmente as sementes e os frutos secos, a carne é usada muito raramente. Esta, é para mim, a forma mais correcta de ter saúde, crescimento natural e as defesas do organismo mais poderosas. A esperança de vida com qualidade é maior e mais confiante.

Os vegetarianos têm consciência e sabem o valor dos alimentos e têm cuidado com a mistura dos mesmos, sabem que têm muito menos probalidades de ter doenças como a osteoporose, problemas renais ou cardíacos, pois ingerem menos gorduras.

Também têm outra vantagem, todos os alimentos da terra, ou sejam os vegetais, tubérculos e grãos, se podem misturar sem problemas, é só privilegiar o sabor, a textura, a aparência e o cozimento, para obterem ementas saborosas e completas de todos os pontos de vista. O vegetariano tem o cuidado de evitar alimentos demasiado gordurosos ou fritos.

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Vitamin vegan food sources and functions, rainbow wheel chart with food icons, healthy eating and healthcare concept

Os vegetarianos ingerem vários alimentos diariamente, para obterem todas as vitaminas, proteínas, aminoácidos e outros elementos que lhes permite terem uma alimentação completa. Para isso têm à sua escolha uma infinidade de alimentos com que confeccionam refeições saborosas, bonitas, coloridas, com tudo o que é necessário para um organismo saudável, forte, bonito e produtivo.

Pelo facto de os aminoácidos, que são doze, sendo oito os que o organismo não fabricam, serem os componentes fundamentais das proteínas, os vegetarianos misturam na mesma refeição ou no mesmo dia, alimentos certos para obterem os aminoácidos essenciais, os vegetais também os contém, mas repartidos por vários vegetais.

Por exemplo, uma leguminosa como:- grão, feijão, lentilhas, ervilhas, quinoa, soja ou amaranto e um cereal como:- milho, arroz, trigo, centeio, aveia ou cevada, fazendo parte da mesma refeição, obtêm-se a vitamina B12, essencial ao organismo. 

Por exemplo, um feijão guisado com cebola, alho, tomate salsa, cenoura, couve e azeite, acompanhado por um pirão de milho ou arroz, de preferência integral, é uma refeição completa.

Esta alimentação tem muitas vantagens e uma delas é a digestão muito mais rápida.

Os Vegetarianos comem diariamente frutos secos ou oleaginosas como a ginguba, caju, nozes, amêndoas e outras, também sementes de abóbora, gergelim, girassol e saladas cruas com repolho roxo, beterraba e muitos verdes. Leite, queijo e iogurtes vegetais, como o leite de coco, mandioca, arroz, milho fresco, sementes ou grãos de soja. Muita e variada fruta, sempre em refeições diferentes.

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Usam diariamente a levedura de cerveja, linhaça, chia, farelo e gérmen de trigo, maca e spirulina.

Quando quiser ser vegetariano consulte um especialista sempre, saiba informações sobre o seu tipo sanguíneo.

Na opinião credível e abalizada do Dr. Peter J D`Adamo, o tipo sanguíneo O é o único que tem um organismo preparado para ingerir carnes vermelhas, 3xsemana, mas já não deve usar muito o feijão ou carne de porco, aliás a carne de porco não é aconselhada a nenhum tipo sanguíneo. O tipo sanguíneo A deve ser maioritariamente semi-vegetariano. O tipo sanguíneo B só deve usar as carnes brancas e o Tipo AB também só carnes brancas.

Aconselho a adquirirem o livro do Dr. Peter J D`Adamo.

Se confeccionado correctamente e com os elementos certos, a alimentação vegetariana é própria para as crianças desde os quatro meses, sempre acompanhada pelo leite materno.

Praticamente tudo o que faz parte de uma correcta alimentação vegetariana se encontra no nosso País.

Uma grande quantidade de atletas de renome mundial, são vegetarianos, têm uma vida mais longa e a sua resistência é maior.

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