Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
ChocolateChocolate
Notificações Mostre mais
Últimas notícias
As cores são mais do que tendência
Moda & Beleza
Lubango: Encanto das montanhas e dos sabores serranos
Sabores
 Os sapatos de Nina Christen que roubaram a cena na estreia de Jonathan Anderson pela Dior
Moda & Beleza
O despertar dos cafés: das plantações do Amboim às novas cafeterias urbanas
Sabores
Sapatilha castanha: o novo clássico da estação que une conforto e sofisticação
Moda & Beleza
Aa
  • Sabores
  • Arte & Cultura
  • Moda & Beleza
  • Saúde & Bem-estar
  • Destinos
  • Sociedade
  • Contactos
Lendo. Caldo do Poeira retorna mas não se tomará só em Luanda: “Vamos procurar outras histórias novas”
Partilhar
Aa
ChocolateChocolate
  • Sabores
  • Arte & Cultura
  • Moda & Beleza
  • Saúde & Bem-estar
  • Destinos
  • Sociedade
  • Contactos
Pesquisar...
  • Sabores
  • Arte & Cultura
  • Moda & Beleza
  • Saúde & Bem-estar
  • Destinos
  • Sociedade
  • Contactos
Siga-nos
  • Advertise
© 2024 | Chocolate | Todos os direitos reservados.
Sabores

Caldo do Poeira retorna mas não se tomará só em Luanda: “Vamos procurar outras histórias novas”

Pihia Rodrigues
Ultima atualização: 2025/08/29 at 3:17 PM
Por Pihia Rodrigues 1 mês atrás
Partilhar
3 leitura mínima
Partilhar

O Caldo do Poeira, festa que visa explorar a música popular urbana de Angola, regressa este Domingo levantando poeira num novo quintal, no Prova D’Art, Miramar. A organização garante que se vai poder degustar do caldo nas 21 províncias do País, explorando-se a musicalidade de outras regiões, nos últimos Domingos de cada mês.

Em entrevista à Revista Chocolate Lifestyle, Isaías Afonso, porta-voz do evento, referiu que o projecto “nunca morreu”.
“O projecto durou 10 anos, mas a conjuntura socio-económica não permitiu que continuássemos. Também decidimos repensar o do ponto de vista de pesquisa, de resgate de coisas inusitadas, coisas interessantes da nossa música popular urbana-angolana do antigamente”, disse o jornalista que junto com o colega Afonso Quintas, têm a missão de servir o caldo para os convivas, através das suas emblemáticas vozes.

“A perspectiva é ser mais abrangente ainda, voltar a ir à grande parte do território nacional, as 21 províncias e sempre na perspectiva de valorizar a música, despertar a consciência das novas gerações sobre o valor destas músicas do antigamente, e também ajudar essa nova geração de artistas a crescer com o sentido da missão cumprida destes artistas do antigamente”.

Trio da saudade
A organização explicou que nesta primeira edição do ressurgimento, não vai fazer mais homenagem, mas acima de tudo celebrar a música, a identidade, celebrar o protagonismo do trio da saudade, David Zé, Urbano de Castro e Artur Nunes, que deixaram um grande legado musical consumido até hoje nas plataformas digitais, nas rádios, nas televisões, e que são músicas que têm a ver com a nossa história geral.
“Vamos depois, nas próximas edições, juntar as coisas que foram acontecendo e que não conseguimos resgatar para divulgar. Vamos procurar outras histórias novas, novas do ponto de vista de só agora estarmos a ter contacto com essas histórias”.

A organização prevê receber 500 pessoas no Prova d’Art, para se deliciarem não só do caldo, mas também com momentos para conversa com familiares, contemporâneos dos três artistas, David Zé Urbano de Casca e Artur Nunes, um dia de reencontro de pessoas que já não se viam há muito tempo. “É um reencontro também de gerações que nós queremos fazer e queremos juntar as pessoas ligadas à nossa música popular urbana, queremos juntar as pessoas ligadas à nossa cultura musical”, esclareceu à Revista Chocolate Lifestyle Isaías Afonso.

O projecto da Rádio Nacional de Angola ganha, assim, um novo parceiro, que é o Prova d’Art, onde, em princípio se realizarão os caldos de Luanda, já que a festa abrangerá outras regiões.
“Já há solicitações de alguns governos provinciais que já marcaram seu lugar para as próximas edições. E há uma coisa interessante agora nessa edição”.

Você pode gostar também

Lubango: Encanto das montanhas e dos sabores serranos

O despertar dos cafés: das plantações do Amboim às novas cafeterias urbanas

Massa Yakissoba Misto e Combinado Executivo: duas estrelas do menu Locomotive

Sabores do Planalto: O milho e a mandioca como alma da culinária do Huambo e Bié

‘The Pairing’ — Mais do que um jantar, uma celebração da gastronomia e da cultura

Pihia Rodrigues 29/08/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Imprimir
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ChocolateChocolate
Siga-nos

© 2024, Chocolate | Todos os direitos reservados | By Agência Zwela

Bem-vinda de volta!

Inicie sessão na sua conta!

Perdeu sua senha?