Engana-se quem acredita que a acne é um problema exclusivo da adolescência. Cada vez mais mulheres (e homens) enfrentam o reaparecimento das borbulhas na vida adulta, muitas vezes de forma inesperada e frustrante. A pele, afinal, não segue regras rígidas nem calendários biológicos previsíveis.
Na mulher adulta, a acne surge frequentemente associada a oscilações hormonais do ciclo menstrual, alterações no método contracetivo ou à utilização de dispositivos hormonais, como o DIU. O “stress”, a falta de descanso, mudanças na alimentação e o uso inadequado de cosméticos também contribuem para esse desequilíbrio cutâneo.

Ao contrário da acne juvenil, essa fase costuma apresentar lesões mais profundas, dolorosas e persistentes, frequentemente concentradas no queixo, maxilar e na parte inferior do rosto. Na tentativa de resolver o problema rapidamente, é comum recorrer à maquilhagem pesada ou a receitas milagrosas divulgadas “online” estratégias que, geralmente, acabam por agravar a situação.
Especialistas alertam que o cuidado com a acne adulta deve ser personalizado e consciente, respeitando a fase da vida e as reais necessidades da pele. Uma rotina simples, acompanhamento dermatológico e escolhas equilibradas continuam a ser os aliados mais eficazes para devolver à pele saúde, conforto e confiança, independentemente da idade.





