Qual a importância do uso de óculos de sol para proteger os olhos dos raios ultra-violeta?
Quando está um dia de sol, existem vários aspectos a ter em conta antes de sair de casa. Quer seja para dar um passeio e desfrutar do tempo quente, ou simplesmente para ir trabalhar ou tratar de tarefas do dia-a-dia, é importante ter em consideração que estará a expor os seus olhos à luz solar. Neste contexto, e estando demonstrado que a exposição aos raios ultra-violeta (UV) pode danificar os seus olhos – tal como as queimaduras solares danificam a pele –, é importante adoptar um conjunto de cuidados que inclui, por exemplo, utilizar óculos de sol.

Além de protegerem os olhos contra os efeitos nocivos da luz solar, os óculos de sol actuam também como uma barreira parcial entre os olhos e os alérgenos como o pólen, não só retendo potenciais agentes irritativos na superfície da lente, como protegendo contra ramos, folhas e outros objectos maiores que podem causar mais do que uma irritação, se entrarem em contacto com os seus olhos.
No que toca à radiação ultra-violeta, importa realçar que a mesma não está presente apenas quando o sol brilha. A intensidade da radiação UV pode ser muito elevada mesmo em dias nublados, quer seja na época de Cacimbo ou durante o tempo chuvoso, já que até 95% da radiação ultra-violeta nociva pode penetrar nas nuvens, inclusivamente em dias menos quentes, e provocar lesões nos olhos e na pele.
Neste sentido, é ainda importante explicar que colocar-se à sombra, sobretudo nos dias de maior calor, embora possa oferecer algum conforto, não fornece uma protecção completa, uma vez que 50% da radiação ultra-violeta é proveniente da luz reflectida e dispersa. Este efeito é amplificado, por exemplo, quando se está junto ao mar, considerando que a superfície da água reflecte parte da luz ultra-violeta.
Significa isto que é fundamental proteger os seus olhos do sol em todas as situações, tanto em dias quentes e com céu limpo, como em dias nublados. Conforme mencionado anteriormente, os óculos de sol são das ferramentas mais eficazes para garantir esta protecção contra a radiação solar. No entanto, é importante que, ao procurar e escolher os seus óculos de sol, se certifique que os mesmos proporcionam 100% de protecção contra os raios UV, permitindo bloquear entre 99% a 100% dos raios UVB (que têm um efeito mais imediato, na frente, onde estão a córnea e a lente do olho) e dos raios UVA (que afectam a mácula, a parte da retina do olho que ajuda a ver com mais clareza e detalhe).

Os óculos UV 400 são sempre a melhor opção, podendo absorver a quase totalidade da radiação UV. Além disso, quanto maiores forem os óculos e melhor ajustados estiverem, mais garantias se tem de que os raios não atingem os olhos, protegendo ao mesmo tempo parte do rosto à volta deles. Os óculos devem também assentar bem no nariz, sendo de realçar que os óculos curvos, cuja lente ou armação acompanha os lados da face, também oferecem uma maior protecção lateral. Quanto às cores, o efeito positivo de contraste, de algumas tonalidades, ajuda à prática desportiva, mas não aumenta a protecção.
Aconselha-se ainda a não usar óculos de sol sem protecção contra a radiação UV, que são ainda mais prejudiciais do que não usar óculos de sol, pois dão a ilusão de que os seus olhos se encontram protegidos. Sem protecção, as lentes escuras apenas provocam a dilatação das pupilas, o que facilita o acesso aos raios UV, fazendo com que a luz penetre os olhos de uma forma ainda mais nociva.
Se não tem a certeza se os seus óculos de sol, ou mesmo os óculos graduados (caso utilize), oferecem uma boa protecção contra a radiação UV, consulte um especialista para o ajudar. Este não só poderá determinar se os seus óculos oferecem uma completa protecção UV, como poderá ainda ajudá-lo na escolha de umas boas lentes com protecção UV.
Termino com uma breve advertência: olhar directamente para o sol pode causar retinopatia solar irreversível, o que significa queimar ou danificar a retina. Assim, como regra geral, quer esteja ou não a utilizar óculos, nunca olhe directamente para o sol.

Fontes:
Quando necessita de proteger os seus olhos da radiação UV?
O Guia Optrex sobre as Lentes de Contacto | Optrex PT
Texto: José Geraldes