A modelo e apresentadora Anna Campos usou as suas redes sociais para desabafar e fazer um alerta sobre empatia, respeito e autoestima. Após partilhar um vídeo e uma foto, Anna recebeu uma série de comentários maldosos a criticar aspectos naturais do seu corpo, como as axilas e o umbigo.
Sem se calar diante das críticas, decidiu expor alguns dos comentários ofensivos e as contas dos autores, destacando a forma como o corpo feminino continua a ser alvo de julgamentos desnecessários. Na legenda, foi directa: “Chamar de imperfeição o que é natural é reflexo de uma mente malformada.”

Anna revelou que levou anos para aceitar o próprio corpo, e agradeceu à mãe por, desde cedo, a ter ensinado, talvez de forma inconsciente a não esconder o que é seu. “Hoje não tenho medo de mostrar meu umbigo. Não tenho medo da minha axila. E muito menos de comentários como os vossos”, escreveu.
A modelo lamentou o facto de muitos dos comentários virem de outras mulheres, o que torna tudo ainda mais decepcionante. “Em vez de apoio, empatia ou silêncio, preferem usar o corpo de outra mulher como motivo de chacota”, desabafou.

Por fim, deixou uma mensagem forte: “Se você não pode elogiar, ao menos, respeite. Isso não é só sobre mim. É sobre todas nós que já fomos ensinadas a esconder partes do corpo por medo de julgamento.”


Texto: Michela Silva