Em entrevista exclusiva à Revista Chocolate, a cantora angolana Karina Santos abriu o coração e falou sobre a sua trajetória, marcada por pausas, reinvenções e muito trabalho nos bastidores.
Conhecida pela sua voz envolvente e pelo carisma em palco, Karina relembra o período em que se afastou dos grandes espetáculos, mas garante que nunca deixou a música de lado. “Já retomei aos palcos há uns nove anos após o tempo que havia ficado afastada por situações pessoais, mas sempre atuei em convívios restritos, aniversários, casamentos, corporações e em actividades filantrópicas”, contou.

Esse tempo fora da ribalta serviu também para o seu crescimento pessoal e artístico. Karina fez parte do projecto Rainha de Copas, de Caló Pascoal, participou na mais recente obra da Banda Maravilha e gravou duetos com artistas como Massoxi, da Banda Movimento. Também colaborou com Beto Max, Punidor, Ady Cudz e Dj Lee em músicas inéditas, explorando novos estilos e linguagens musicais.
“Participei dum projeto recente de Beto Max, interpretei canções como ‘Aveu Doudou’ (original de Kassav – Jean Claude Naimro) e ‘Muero de Olvido’, de Celina González”, acrescentou, revelando o seu gosto por explorar repertórios internacionais e homenagear grandes nomes da música africana e latina.

Hoje, a cantora regressa com novidades: dois videoclipes — “Truques de Bandido” (kizomba) e “Amor de Aço” (warent B) — que marcam uma fase de maior divulgação do seu trabalho. “Essa pausa me ajudou a amadurecer, refletir sobre a vida e até descobrir outras paixões fora da música. No ramo artístico, acredito que houve evolução e diversificação nos estilos”, partilhou.
Ao refletir sobre a diferença entre a Karina do início da carreira e a artista que é hoje, a cantora é clara: “Actualmente tenho mais conhecimento e um posicionamento vocal diferente. No início era mais ousada, hoje sou mais ponderada e comedida. É só gerir”, disse, entre risos.
A vida pessoal também tem influência nesse equilíbrio. “Às vezes muito melhor e outras vezes nem tanto, mas o balanço é positivo. Amo e sou amada”, revelou com um sorriso.
Entre novas experiências, aprendizados e a vontade de mostrar ao público que nunca esteve parada, Karina Santos mostra-se pronta para uma nova fase da sua carreira — e garante que ainda há muito por vir.



