O peso da felicidade: por que casais felizes acabam por engordar juntos

Michela Silva
2 leitura mínima

Em muitos relacionamentos, o amor e a cumplicidade trazem conforto e, para algumas pessoas, alguns quilos a mais. Vários estudos indicam que casais que vivem juntos tendem a ganhar mais peso do que pessoas solteiras.

Um dos exemplos mais contundentes vem de uma pesquisa com 169 casais recém-casados, conduzida pela Southern Methodist University (SMU). Os resultados mostram que os cônjuges com maior satisfação conjugal ou seja, aqueles que se sentiam felizes e seguros no casamento ganharam peso com o passar dos anos. Segundo os autores, ao se sentirem tranquilos e menos motivados a “manter a forma” para atrair um parceiro, muitos relaxam os cuidados com o peso.

Outro estudo, feito por pesquisadores do Max Planck Institute for Human Development, da University of Mannheim, da University of Leipzig e do DIW Berlin, acompanhou cerca de 20 000 adultos ao longo de 16 anos. A conclusão? Pessoas que vivem em casal estejam casadas ou não tendem a pesar mais do que as solteiras. Porém, o ganho de peso não está tanto ligado ao casamento em si, mas ao fato de morar junto. A etapa de união sob o mesmo teto foi identificada como a que mais favoreceu o aumento de peso.

O fenómeno ficou conhecido por muitos como o “peso da felicidade”. Mas por que ele acontece? Especialistas apontam alguns factores comuns: hábitos de vida partilhados como refeições em conjunto, pratos mais fartos, delivery, jantares demorados e a tendência a priorizar conforto em vez de aparência. Além disso, a nova rotina a dois pode incluir mais momentos sedentários (como ver filmes juntos, menos actividade física por conta da comodidade do lar, entre outros).

Compartilhe este artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *