Orgulho Académico: Estudante angolano conquista medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Programação nos EUA

Suzana André
2 leitura mínima

O jovem angolano Ireneu Zola Francisco Miguel escreveu uma página de glória na história académica de Angola ao conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Programação, realizada em Orlando, Florida (EUA), entre os dias 10 e 15 de janeiro de 2026.

Estudante da 11.ª classe do curso de Informática no Instituto Politécnico Dom Damião Franklin, Ireneu foi o único representante de Angola e de todo o continente africano numa competição que reuniu jovens talentos de diversos países da América, Europa e Ásia. 

Além do ouro na prova principal de programação, o estudante angolano arrecadou ainda:

Medalha de prata na categoria AI Prompt (Inteligência Artificial);

Menção honrosa na competição de Matemática.

Com estas distinções, Ireneu totalizou três medalhas individuais, um feito raro para um participante do ensino secundário e uma prova do seu elevado nível de preparação e dedicação.

No momento da cerimónia de premiação, Ireneu subiu ao palco empunhando a bandeira de Angola, símbolo do seu orgulho em representar a nação angolana e inspirar outros jovens talentos no domínio das ciências e tecnologia.

Esta conquista não só coloca Angola no mapa das grandes competições tecnológicas mundiais, como também evidencia o potencial dos estudantes africanos nas áreas da programação e inteligência artificial. 

Compartilhe este artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *