Num mundo cada vez mais acelerado, onde as comparações constantes e a busca por validação externa são frequentes, cultivar a gratidão e a autenticidade tornou-se um verdadeiro acto de autoamor. Estes dois pilares emocionais não só fortalecem o bem-estar como também promovem relações mais saudáveis e verdadeiras.

1. Começa o dia com gratidão.
Ao acordar, dedica alguns minutos a reconhecer o que tens de bom na tua vida desde o conforto da tua casa até aos pequenos gestos de carinho. Este simples hábito muda o foco da escassez para a abundância.
2. Escreve um diário de gratidão.
Anotar diariamente três coisas pelas quais está grato/a ajuda-lhe a relembrar que, mesmo nos dias difíceis, há sempre algo positivo a valorizar.
3. Assume a tua verdade
Ser autêntico é viver alinhado com quem realmente é. Evita agir somente para agradar os outros e respeita os seus limites, valores e emoções.
4. Desconecta-te do perfecionismo
Aceita que não precisas de ser perfeito/a. A tua vulnerabilidade é o que te torna único/a e próximo/a dos outros.
5. Rodeia-te de pessoas que te aceitam como és
Ambientes onde te sente à vontade para expressar a tua essência são férteis para desenvolver a autenticidade e praticar a gratidão pelo apoio mútuo.
Ao incorporar estes gestos na tua rotina, estará a construir uma versão mais plena e consciente de si com mais presença, mais empatia e mais verdade.

Texto: Suzana André