Já teve a sensação de que quanto mais come, mais quer comer? Se sim, provavelmente está a ingerir alimentos pouco saciantes, que aumentam o apetite e consequentemente fazem engordar.
Alguns alimentos podem fazer com que continue com fome, mesmo quando tem o estomago cheio. Dentre eles, constam os seguintes:
1- Pão branco
Para algumas pessoas pode parecer óbvio, mas há quem o continue a incluir numa alimentação saudável como hidrato de carbono capaz de acabar com fome. No entanto, ‘as farinhas refinadas dão pouca saciedade e fazem com que se tenha vontade de comer mais rapidamente do que pães feitos com farinhas de sementes, cereais e grãos integrais como aveia, linhaça, quinoa, centeio, entre outras.
2- Cereais com açúcar
Farinha e açúcar refinados pela manhã não é uma boa ideia, de acordo com a nutricionista, Bárabra de Araújo. Tudo porque, provocam oscilações na produção de insulina e nos níveis de açúcar no sangue. E há mais: como é pela manhã que os níveis de cortisol( hormona responsável pela sensação de prazer e bem-estar) estão mais elevados, o corpo está menos apto para metabolizar os açúcares ingeridos.
3- Massa branca
É exatamente a mesma razão que o pão branco, mas pior. É que é muito mais fácil comermos uma quantidade superior à que devíamos. Quando sobrecarregamos o nosso corpo com hidratos de carbono simples, o pâncreas liberta mais insulina, os níveis de açúcar descem rapidamente e vamos sentir fome pouco tempo depois. Além disso, se costuma colocar na massa molhos industrializados está a adicionar mais açúcar e a contribuir para a sensação de fome precoce.
4- Sushi
Que é bom já é sabido, mas optar pelo sushi à refeição significa comer mais arroz do que outra coisa. Na altura vai sentir-se cheio. Contudo, o sushi é rapidamente digerido e não contém fibra ou proteína suficiente para dar saciedade. Com resultado, pouco tempo depois estará a comer novamente.
5- Iogurtes magros
Esta talvez seja a maior surpresa da lista. Os Iogurtes magros tem, normalmente, uma redução de gordura e de açúcares. Porém, para compensar são adicionados adoçantes artificiais. De acordo com Bárbara de Araújo, o nosso cérebro percepciona o sabor doce e interpreta isso como uma chegada de calorias, o que não acontece. Com isso, o organismo vai pedir mais para ficar satisfeito.
Fonte: NiT
Texto: Andreia Guerreiro