Não é novidade, mas vale a pena recordar: para perder peso é preciso consumir menos calorias do que aquelas que gastamos. O problema é que há, pelo menos, mil calorias que ingerimos por dia desnecessariamente.
Embora a quantidade varie de pessoa para pessoa, existe uma recomendação geral de duas mil calorias diárias para um adulto. Se dividirmos por refeições, o pequeno-almoço deve ter 500 calorias (25 por cento), o lanche a meio da manhã fica pelas 200 (10 por cento), o almoço 600 (30 por cento), o lanche da tarde 300 (15 por cento) e o jantar deve ter apenas 400 calorias (20 por cento).
Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, para reduzir o peso é necessário ter muita atenção ao tipo de alimentos que se colocam no prato. Afinal, 100 calorias de brócolos têm um impacto diferente no nosso corpo comparativamente com 100 calorias de bolachas, embora o número seja o mesmo.
O truque não é deixar de comer mas, sim, fazer trocas inteligentes. Por exemplo, sabia que ao substituir uma fatia de queijo tipo flamengo por uma colher de sopa de queijo cottage consegue poupar cerca de 28 calorias?
Quando não tem tempo para tomar o pequeno-almoço em casa e decide passar na pastelaria mais próxima do trabalho, é melhor não optar por um croissant. Prefira duas fatias de pão integral. Esta troca permite gastar menos 101 calorias”, diz a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.