Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
ChocolateChocolate
Notificações Mostre mais
Últimas notícias
Como Escolher o Desporto Certo para o Teu Estilo de Vida
Sociedade
Burna Boy impõe condição milionária para casar: “O meu casamento vale 2 milhões de dólares”
Sociedade
Isabel Shay solidariza-se com Marlene Santos após loja desta ser vandalizada
Sociedade
Mamã Kuiba – A Heroína da Gastronomia e da Comunidade
Sociedade
Cardi B mostra raízes latinas aos filhos em viagem à República Dominicana
Sociedade
Aa
  • Sabores
  • Arte & Cultura
  • Moda & Beleza
  • Saúde & Bem-estar
  • Destinos
  • Sociedade
  • Contactos
Lendo. Cultura Angolana Deslumbra no Brasil: Instrumentos, Ritmos e Sabores em Destaque na Feira de Artes
Partilhar
Aa
ChocolateChocolate
  • Sabores
  • Arte & Cultura
  • Moda & Beleza
  • Saúde & Bem-estar
  • Destinos
  • Sociedade
  • Contactos
Pesquisar...
  • Sabores
  • Arte & Cultura
  • Moda & Beleza
  • Saúde & Bem-estar
  • Destinos
  • Sociedade
  • Contactos
Siga-nos
  • Advertise
© 2024 | Chocolate | Todos os direitos reservados.
Arte & Cultura

Cultura Angolana Deslumbra no Brasil: Instrumentos, Ritmos e Sabores em Destaque na Feira de Artes

Celso Gamboa
Ultima atualização: 2024/11/05 at 1:47 PM
Por Celso Gamboa 9 meses atrás
Partilhar
2 leitura mínima
Partilhar

A dikanza, a marimba e outros instrumentos de percussão do folclore musical angolano, bem como a gastronomia, o teatro, a música e as danças tradicionais do país, vão estar em grande destaque na Feira de Cultura e Artes, que decorrerá de 9 a 25 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Segundo o Jornal de Angola, a primeira caravana de representantes culturais tem viagem marcada entre os dias 5 e 9 de novembro. Esta delegação, composta por membros de várias instituições culturais angolanas, participará no evento no âmbito das comemorações dos 49 anos da Independência de Angola, que se celebra no próximo dia 11 de novembro.

A comitiva angolana, composta por 25 elementos entre músicos, bailarinos, artistas plásticos, escritores, investigadores culturais e gastrónomos, vai apresentar a diversidade e a riqueza cultural de Angola.

Em declarações ao Jornal de Angola, Eliseu Major, secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autor (UNAC-SA) e um dos representantes da delegação angolana, explicou que o grupo levará um repertório da música folclórica e popular urbana. Segundo Major, um dos principais objetivos é promover e divulgar ao máximo os ritmos tradicionais angolanos, como a kazukuta, dizanda, katutula, tchianda, semba, e massemba, com os respetivos estilos de dança. O evento incluirá ainda uma exposição de instrumentos como a dikanza e a marimba. “Realizaremos oficinas sobre as técnicas de tocar instrumentos típicos do folclore angolano”, destacou.

O coreógrafo Inocêncio Oliveira, também presente na delegação, enalteceu a iniciativa, sublinhando a importância do evento para fortalecer as parcerias e intercâmbios culturais entre Angola e Brasil. “Este evento é uma oportunidade única para a troca de experiências culturais entre dois povos irmãos”, afirmou.

Você pode gostar também

Jacques dos Santos revela como Chá de Caxinde foi desinstalada do Nacional Cine-Teatro: “Afinal é fácil esquecer, mas eu jamais esquecerei as palavras do Filipe”

Novela “Os Kambas” estreia promete prender o público com drama, tradição e rivalidades familiares

Escritor Fragata de Morais doa livros e “documentos raros” ao Arquivo Nacional de Angola

Grupo Reasons conquista K-Pop Word Festival e vai à Coreia representar Angola

“Show do Mês” pela primeira vez fora de Luanda – “Huambo é a Banda”

Celso Gamboa 05/11/2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Imprimir
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ChocolateChocolate
Siga-nos

© 2024, Chocolate | Todos os direitos reservados | By Agência Zwela

Bem-vinda de volta!

Inicie sessão na sua conta!

Perdeu sua senha?