A dikanza, a marimba e outros instrumentos de percussão do folclore musical angolano, bem como a gastronomia, o teatro, a música e as danças tradicionais do país, vão estar em grande destaque na Feira de Cultura e Artes, que decorrerá de 9 a 25 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Segundo o Jornal de Angola, a primeira caravana de representantes culturais tem viagem marcada entre os dias 5 e 9 de novembro. Esta delegação, composta por membros de várias instituições culturais angolanas, participará no evento no âmbito das comemorações dos 49 anos da Independência de Angola, que se celebra no próximo dia 11 de novembro.
A comitiva angolana, composta por 25 elementos entre músicos, bailarinos, artistas plásticos, escritores, investigadores culturais e gastrónomos, vai apresentar a diversidade e a riqueza cultural de Angola.
Em declarações ao Jornal de Angola, Eliseu Major, secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autor (UNAC-SA) e um dos representantes da delegação angolana, explicou que o grupo levará um repertório da música folclórica e popular urbana. Segundo Major, um dos principais objetivos é promover e divulgar ao máximo os ritmos tradicionais angolanos, como a kazukuta, dizanda, katutula, tchianda, semba, e massemba, com os respetivos estilos de dança. O evento incluirá ainda uma exposição de instrumentos como a dikanza e a marimba. “Realizaremos oficinas sobre as técnicas de tocar instrumentos típicos do folclore angolano”, destacou.
O coreógrafo Inocêncio Oliveira, também presente na delegação, enalteceu a iniciativa, sublinhando a importância do evento para fortalecer as parcerias e intercâmbios culturais entre Angola e Brasil. “Este evento é uma oportunidade única para a troca de experiências culturais entre dois povos irmãos”, afirmou.