O ´ELA-Espaço Luanda Arte´ inaugura esta sexta-feira, pela primeira vez, o projecto artístico datado de 2022 de António Ole, realizado em colaboração com a galeria ‘InSoFa’, de Lisboa, Portugal. A iniciativa traz a Luanda parte de uma série de serigrafias manuais inspiradas numa das obras mais emblemáticas do artista: “Sobre o Consumo da Pílula”, criada no início da década de 1970.
A edição é composta por 28 serigrafias e 3 provas de autor, numa referência directa aos 28 dias do ciclo habitual da toma da pílula contraceptiva e aos 3 dias de pausa.

Cada exemplar é acompanhado, no verso, por um ensaio da curadora Paula Nascimento, que contextualiza histórica e criticamente a relevância da obra.
Criada quando António Ole tinha apenas 19 anos, ainda estudante do liceu, “Sobre o Consumo da Pílula” marcou o início da sua carreira artística. Influenciado pela ´pop art´, pelos movimentos psicadélicos dos anos 60 e pela linguagem das bandas desenhadas, o jovem artista revelou desde cedo um posicionamento crítico face às questões sócio-políticas do seu tempo.
A obra tornou-se polémica ao representar o Papa Paulo VI a tomar a pílula – gesto simbólico que confrontava directamente os discursos dominantes sobre moralidade, religião e autonomia feminina.
Embora premiada no ´IV Salão de Arte Moderna´, em 1970, a obra foi então proibida, sendo exposta apenas anos mais tarde.
Passados 52 anos, esta nova edição revisita um momento fundador da arte contemporânea angolana.
Mais do que uma reedição, trata-se de uma reflexão actual sobre os direitos reprodutivos, a autonomia e a liberdade das mulheres – temas que permanecem urgentes e em constante debate.
Como sublinha Paula Nascimento (2022), a obra convida-nos a pensar: “sobre a história dos direitos reprodutivos, autonomia e liberdade das mulheres e em como essa jornada está longe de terminar”.
Ao trazer esta edição inédita para Angola, o ´ELA-Espaço Luanda Arte´ reafirma o seu compromisso com a valorização do património artístico nacional e com o debate crítico que atravessa gerações.
Esta apresentação constitui também uma homenagem ao percurso singular de António Ole – artista em trânsito, figura central da contemporaneidade artística angolana e protagonista de um movimento de ruptura estética e política no final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
O ´ELA-Espaço Luanda Arte´ é um espaço de arte moderna e contemporânea que celebra este ano 10 anos de existência. A galeria actualmente situa-se numa vivenda à frente da Movicel do Chamavo, na rua do libanês. Depois desta inauguração, a exposição poderá ser visitada de terça a domingo das 12h às 20h, ou via marcação, até 5 de Abril de 2026.



