A cooperativa cultural Os Jovens do Prenda lançou oficialmente o duplo disco “Okuxika Kwetu”, no sábado, num almoço especial realizado no Palmeiras Club, em Luanda.
Produzido pela Nova Energia e transmitido no programa “Viagens ao Passado”, de Afonso Quintas e Man Garras, o evento proporcionou uma verdadeira viagem pelos bastidores da produção e pela rica história do grupo.

Durante o lançamento, João Andrade e Raúl Coimbra, presidente e vice-presidente da cooperativa, contaram como o espírito de união renasceu após o convite para o Show do Mês em 2017. A intervenção conciliadora do saudoso Chico Montenegro, o apoio de Manuel Gonçalves e a paixão de Maneco Vieira Dias pelo grupo foram decisivos para a reaproximação.
O disco, dividido em duas partes e composto por 25 temas, teve arranjos feitos em Luanda e gravações no Brasil, com participações especiais de peso como Zeca Pagodinho e Xande de Pilares. Dom Caetano, Kintino e Carlos Lamartine emocionaram os presentes com testemunhos e palavras de incentivo à continuidade do projeto.
Em palco, temas inéditos, regravações e homenagens aos grandes nomes da música angolana confirmaram o significado do título do disco — “O nosso tocar” —, numa celebração vibrante de legado, união e paixão pela música.
Texto: Gracieth Issenguele