O escritor angolano José Eduardo Agualusa acaba de ser distinguido com o Prémio Literário “Manuel de Boaventura 2025”, promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em Portugal. A decisão, anunciada na passada quinta-feira, foi tomada por unanimidade pelo júri, que destacou o romance Mestre dos Batuques como uma obra de notável maturidade literária e riqueza estilística.

A narrativa, segundo o júri, citado pelo Jornal de Angola, problematiza de forma instigante as interligações entre história e ficção, tendo como pano de fundo o legado colonial português. A densidade literária da obra, aliada a uma forte componente intertextual, contribuiu decisivamente para a sua consagração entre as 201 candidaturas oriundas de vários países lusófonos.
Com um percurso literário internacionalmente reconhecido, Agualusa — natural do Huambo, Angola — volta a figurar entre os grandes nomes da literatura de expressão portuguesa. A sua obra soma galardões como o Independent Foreign Fiction Prize, o International Dublin Literary Award e o Grande Prémio de Literatura RTP.
O Prémio “Manuel de Boaventura”, de periodicidade bienal e no valor de 7 500 euros, já distinguiu autores como Mia Couto e Ana Margarida de Carvalho. A entrega do prémio a Agualusa será realizada numa cerimónia oficial em data ainda por anunciar, reafirmando o compromisso do município com a promoção da cultura e a literatura lusófona no quadro da Agenda 2030 da ONU.
Texto: Gracieth Issenguele
