O projeto “Semba In The World” foi oficialmente apresentado no dia 19 de março, na Galeria do Semba, no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, em Luanda. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Cultura, tem como principal objetivo expandir e valorizar o Semba tanto em território nacional como no cenário internacional, reforçando a sua importância como património cultural imaterial angolano e motor do desenvolvimento cultural.

Desde a sua elevação a Património Imaterial Nacional em abril de 2023, pelo Instituto Nacional do Património Cultural, o Semba tem sido reconhecido como um dos principais símbolos da identidade angolana. Agora, Angola trabalha na candidatura para que o género musical e de dança seja classificado como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A cerimónia contou ainda com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministério da Cultura e a HG Marketing e Publicidade, testemunhado pela Mastercard. O acordo visa a implementação do “Cultural Tourist Card”, uma iniciativa que promete fortalecer a identidade nacional e impulsionar o turismo cultural. Com discursos de Filipe Zau, ministro da Cultura, e do coordenador do projeto, Hélio Aragão, o evento reuniu diversas entidades governamentais, diplomatas, empresários e figuras da cultura angolana, consolidando o Semba como um verdadeiro cartão de visita de Angola para o mundo.
Por: Gracieth Issenguele